Busca avançada
Ano de início
Entree

Reestruturação do complexo agroindustrial e novas ações sindicais: análise da luta dos assalariados rurais da região de Ribeirão Preto/SP (1984-2008)

Processo: 09/52066-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Rural
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Chaves Jardim
Beneficiário:Mariana Tonussi Milano
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acao Sindical | Crise Do Sindicalismo | Quadra Fechada | Reestruturacao Produtiva | Sindicato | Sindicato Assalariado Rural

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivos descrever as relações e nexos do processo de reestruturação produtiva no setor sucroalcooleiro e as novas formas de atuação dos sindicatos dos assalariados rurais ria região de Ribeirão Preto/SP. Cotejamos as novas práticas e estratégias de ação com propósito de contribuir para seu entendimento face aos desafios colocados pela inovação tecnológica e organizacional do trabalho. Temos como pano de fundo nossa pesquisa de mestrado e focamos agora, não mais os programas de requalificação, mas sim o próprio movimento sindical rural. Localizamos a existência de alguns modelos diversos de ação sindical e pretendemos acompanhar suas práticas, diversidades estas que implicam em maior ou menor mobilização dos assalariados para atividades e práticas sindicais. Divididos que estão entre muitas escolhas, em que se inclui a promoção da requalificação, alguns sindicatos e federações direcionam suas práticas para a execução de processos trabalhistas e atividades correlatas. Outros organizam e inovam na proposição de práticas de ação direta dos trabalhadores, como a realização de greves e de movimentos visando controles sobre o trabalho e suas tarefas. Iniciamos nossa investigação pela abordagem do que se convencionou chamar de crise do sindicalismo, repensada através do foco das novas estratégias de ação desenvolvidas por estas entidades de representação. Para tanto, ampliamos a investigação sobre as mudanças evidenciadas pelo sindicato. Por tais linhas de investigação, escolhemos estudar o período de 1984 a 2008. Tem-se como hipótese o movimento de guariba como origem das inflexões no velho sindicato organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais do estado de São Paulo - FETAESP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MILANO, Mariana Tonussi. A construção social do mercado colaborativo de software livre durante o Governo Lula: agentes, estratégias e discursos. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.