Busca avançada
Ano de início
Entree

Funcionalização dè tecidos têxteis com nanopartículas Pará proteção UV

Processo: 16/04219-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Silgia Aparecida da Costa
Beneficiário:Luz Esmeralda Román Mendoza
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas   Óxido de zinco

Resumo

O câncer à pele é o tipo de câncer mais comum a nível mundial e cada ano se produz em todo o mundo mais de três milhões de casos, pois está diretamente relacionado com a exposição da pele à radiação ultravioleta gerada pelo sol. No Brasil, varias instituições como o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva e o Ministério da Saúde do Brasil, reportaram o aumento e aparição de novos tipos de câncer nos últimos anos.Neste projeto será realizado a funcionalização de tecidos têxteis de fibras 100% algodão com nanoparticulas de óxidos de zinco (ZnO), que possui propriedades interessantes para aplicações como protetor solar, melhorando desta forma as características de proteção do algodão à radiação UV.A funcionalização dos tecidos com as nanoparticulas serão realizadas pelo processo de esgotamento utilizando-se um foulard. Os têxteis funcionalizados serão avaliados mediante normas técnicas para determinar as características de quantificação do bloqueio da radiação UV, citotoxicidade do têxtil, resistência da funcionalização aos ciclos de lavagens, testes de solidezes, testes físicos e também as caracterizações estruturais e morfológicas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMAN, LUZ E.; HUACHANI, JESSICA; URIBE, CARMEN; SOLIS, JOSE L.; GOMEZ, MONICA M.; COSTA, SIRLENE; COSTA, SILGIA. Blocking erythemally weighted UV radiation using cotton fabrics functionalized with ZnO nanoparticles in situ. Applied Surface Science, v. 469, p. 204-212, MAR 1 2019. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.