Busca avançada
Ano de início
Entree

Praticando o pensamento científico no Laboratório de Gestão

Processo: 16/07060-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2019
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Aidar Sauaia
Beneficiário:Maria Carolina Conejero
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Liderança   Jogos de empresas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento gerencial | Jogo de empresas | pesquisa aplicada | tecnologia | teoria substantiva | Jogo de empresas com pesquisa

Resumo

O jogo de empresas com frequência tem sido orientado para educação gerencial e treinamento e propiciado aos estudantes inúmeras oportunidades para a prática gerencial, faltando-lhes, no entanto, experiências de aprendizagem científica. Este estudo tem como objetivo mostrar de que forma as atividades da disciplina de Laboratório de Gestão da FEA/USP/SP mobilizam os estudantes para uma experiência de aprendizagem científica no campo da Administração. O referencial teórico traz uma revisão da literatura acadêmica sobre as múltiplas estratégias de ensino-aprendizagem na educação gerencial; e o Laboratório de Gestão cujos pilares conceituais permitem a prática dos diferentes níveis de complexidade de pensamento científico. Foi conduzida uma pesquisa de campo laboratorial descritiva, qualitativa, bibliográfica, participativa e documental com turmas de graduandos da FEA/USP/SP para examinar o Laboratório de Gestão como metodologia de educação gerencial com pesquisa. Durante o jogo de empresas cada estudante foi orientado a problematizar os conflitos organizacionais; coletar e analisar dados primários no ambiente laboratorial; associar teorias e práticas; discutir os resultados no jogo de empresas, construindo de maneira ativa significados dinâmicos para os conceitos estáticos assimilados e produzindo relatórios em formato científico. Caberá aos dirigentes, coordenadores e professores das instituições de ensino superior atualizar os planos de ensino e propiciar experiências de aprendizagem científica aos estudantes no âmbito da graduação. Palavras-chave: jogo de empresas; pesquisa; laboratório de gestão, pensamento científico; aprendizagem científica (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CONEJERO, Maria Carolina. Desenvolvendo gestores e pesquisadores no laboratório de gestão: um estudo sobre metacognição. 2020. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.