Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo computacional do óxido de zinco puro e dopado com metais de transição: bulk, superfícies, interfaces e nanotubos

Processo: 16/07954-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 31 de agosto de 2016
Vigência (Término): 30 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Julio Ricardo Sambrano
Beneficiário:Naiara Letícia Marana
Supervisor no Exterior: Silvia Maria Casassa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Local de pesquisa : Università degli Studi di Torino (UNITO), Itália  
Vinculado à bolsa:13/19713-7 - Estudo computacional do óxido de zinco puro e dopado com metais de transição: bulk, superfícies, interfaces e nanotubos, BP.DR
Assunto(s):Simulação por computador   Metais de transição   Óxido de zinco   Nanotubos   Teoria do funcional da densidade

Resumo

O Óxido de Zinco (ZnO) vem se mostrando um material muito promissor para aplicação em diversos dispositivos eletrônicos como, por exemplo em catálise, sensores químicos, células solares, na síntese de metanol, fotocatálise, diodos de emissão de luz UV, diodos a laser e microssensores. Além do ZnO na forma de bulk, as superfícies, aplicadas a filmes finos, e nanoestruturas de ZnO também estão sendo amplamente estudadas e empregadas em dispositivos eletrônicos em geral.Apesar dos estudos experimentais realizados, ainda se mantém a necessidade de um estudo teórico mais aprofundado, em especial, das nanoestruturas de ZnO, tanto das propriedades estruturais, como propriedades eletrônicas. No presente projeto, foi desenvolvido um estudo detalhado das propriedades estruturais e eletrônicas, tanto do ZnO bulk, superfícies e nanotubos, com interface ZnO/GaN, dopagens (Manganês e Alumínio), variação das constantes elásticas e piezoelétricas em função da pressão e, de adsorção de NH3 e CO em nanotubos de ZnO single-walled.Porém, apesar das análises já realizadas durante o projeto, uma análise em especial seria de grande contribuição para este projeto: a análise topológica. A quantum theory in molecules - QTAIM, foi desenvolvida pelo Professor Richard Bader, que proporciona a análise da densidade eletrônica ao longo da ligação, núcleo, anel e cages, onde estão localizados os pontos críticos (CP).Apesar de trabalhos relatarem as análises topológicas, a maioria aborda o estudo de moléculas e poucos trabalhos realizados para sistemas cristalinos, em especial, para o ZnO. Por este motivo, este projeto visa o estudo detalhado das análises topológicas para as os nanotubos single-walled de ZnO com adsorção de NH3 e CO, assim como para as estruturas com interfaces, com a finalidade de realizar um aprofundamento no comportamento das ligações e distribuição eletrônica do material. Ao final deste estudo, artigos serão elaborados com o intuito de contribuir cientificamente com as análises QTAIM para estruturas cristalinas em estado sólido. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARANA, NAIARA L.; CASASSA, SILVIA M.; SAMBRANO, JULIO R. Adsorption of NH3 with Different Coverages on Single-Walled ZnO Nanotube: DFT and QTAIM Study. Journal of Physical Chemistry C, v. 121, n. 14, p. 8109-8119, APR 13 2017. Citações Web of Science: 5.
MARANA, NAIARA LETICIA; CASASSA, SILVIA MARIA; SAMBRANO, JULIO RICARDO. Piezoelectric, elastic, Infrared and Raman behavior of ZnO wurtzite under pressure from periodic DFT calculations. Chemical Physics, v. 485, p. 98-107, MAR 1 2017. Citações Web of Science: 7.
AMADOR, DAVI H. T.; SAMBRANO, JULIO R.; GARGANO, RICARDO; DE MACEDO, LUIZ GUILHERME M. Computational study of Th4+ and Np4+ hydration and hydrolysis of Th4+ from first principles. Journal of Molecular Modeling, v. 23, n. 3 MAR 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.