Busca avançada
Ano de início
Entree

O estágio supervisionado como espaço e possibilidade para a reflexão, (re)construção dos saberes e constituição do papel do orientador de estágio

Processo: 16/06719-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 05 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 04 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maisa Helena Altarugio
Beneficiário:Maisa Helena Altarugio
Pesquisador Anfitrião: Maurice Tardif
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université de Montréal, Canadá  
Assunto(s):Formação de professores   Saberes docentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estágio Supervisionado | prática reflexiva | Saberes Docentes | Formação De Professores

Resumo

A partir da importância atribuída aos estágios supervisionados e tomando o paradigma do professor reflexivo (PERRENOUD, 2002) como dominante na atualidade no que se refere à formação de professores, nossa proposta de pesquisa pós-doutoral tem como objetivo compreender como se dá o processo de constituição do papel do orientador de estágio, numa perspectiva epistemológica da prática docente. A investigação da dinâmica dos saberes docentes (TARDIF, 2010) que são mobilizados e emergem ao longo de sua atuação e do desenvolvimento de suas tarefas, parte da hipótese de que o papel do orientador de estágio é construído e refletido dentro das instituições formadoras e os estágios supervisionados seriam espaços que possibilitam a tomada de consciência e a (trans)formação deste papel. A pesquisa, de caráter qualitativo, coletará e analisará preliminarmente dados de campo no Brasil, junto aos docentes responsáveis pelos estágios na Universidade Federal do ABC, a partir dos encontros com estagiários, documentos e entrevistas com relatos de episódios reflexivos. No exterior, contará com a colaboração dos dois grupos de pesquisa dirigidos pelo prof. Maurice Tardif, no Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE), ligado à Universidade de Montreal (Canadá, Québec), onde se dará o aprofundamento das discussões e o enriquecimento da pesquisa. Dada a escassez de estudos centrados no orientador de estágios, espera-se que seus resultados possam contribuir para ampliar o entendimento sobre as práticas profissionais docentes e incrementar a pesquisa no campo dos estágios.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)