Busca avançada
Ano de início
Entree

Testando a física além do modelo padrão usando modelos com neutrinos estéreis

Processo: 16/02636-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Renata Zukanovich Funchal
Beneficiário:Zahra Khajeh Tabrizi
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/10995-7 - Fenomenologia de física de partículas, AP.TEM
Assunto(s):Física além do modelo padrão   Neutrinos   Oscilação de neutrinos   Sabor (física)

Resumo

Neutrinos são as partículas mais leves conhecidas no universo com massas diferentes de zero. Eles são a segunda partícula mais abundante no universo, são eletricamente neutros; no entanto, são afectadas pela força fraca. Apesar da enorme quantidade de informações coletadas a partir dos experimentos de oscilações solares, atmosféricas, e em reatores e aceleradores de neutrinos estão de acordo com o paradigma da existência de oscilações entre três neutrinos leves, existe uma série de experimentos de oscilações de neutrinos cujos resultados não podem ser explicados no arcabouço de oscilações entre três neutrinos. A forma mais popular para explicar essas anomalias é assumir a a existência de um (ou mais) estado (s) neutrino estéril, que não tem nenhuma interação, portanto, são singletos do Modelo Padrão (portanto, são estéreis), e só pode ser detectado através de sua mistura com os neutrinos activos. Existe uma abundância de experiências têm sido projetadas para verificar esse cenário, ainda que os dados recolhidos até o momento não apresentam um quadro conclusivo, alguns a favor e contra a hipótese alguma estéril. Clarificar a existência/ausência do neutrinos estéreis é uma das maiores questões da física de neutrinos, também a principal ênfase deste projeto.Neste projeto pretendemos estudar o setor de neutrino do modelo padrão. Especificamente, investigamos as respostas para algumas das perguntas sem resposta ainda nesta área, incluindo a existência de neutrinos estéreis, as implicações da recente observação de neutrinos astrofísicos pela experimento ICECUBE e as oportunidades para estudar nova física além do Modelo Padrão. Nosso foco principal será em estudar os dados do enorme detector IceCube, bem como o potencial de experimentos futuros tais como DUNE para sondar os novos cenários de física. Além disso vamos investigar modelos com o relaxion cosmológico em conexão com o setor de sabor do Modelo Padrão na tentativa de construir uma teoria do sabor. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FALKOWSKI, ADAM; GONZALEZ-ALONSO, MARTIN; TABRIZI, ZAHRA. Reactor neutrino oscillations as constraints on effective field theory. Journal of High Energy Physics, n. 5 MAY 27 2019. Citações Web of Science: 2.
BEAUCHESNE, HUGUES; BERTUZZO, ENRICO; DI CORTONA, GIOVANNI GRILLI; TABRIZI, ZAHRA. Collider phenomenology of Hidden Valley mediators of spin 0 or 1/2 with semivisible jets. Journal of High Energy Physics, n. 8 AUG 8 2018. Citações Web of Science: 5.
FALKOWSKI, ADAM; DI CORTONA, GIOVANNI GRILLI; TABRIZI, ZAHRA. Future DUNE constraints on EFT. Journal of High Energy Physics, n. 4 APR 17 2018. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.