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Período de exposição à depressão materna e vulnerabilidade social em crianças escolares

Processo: 16/06048-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Fernanda Aguiar Pizeta
Beneficiário:Ronoaldo Douglas Carvalho Machado
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia da criança   Desenvolvimento infantil   Depressão   Vulnerabilidade social   Relações mãe-filho   Coleta de dados   Banco de dados   Inquéritos e questionários   Estatística descritiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento infantil | depressão | Desenvolvimento Infantil | inteligência | vulnerabilidade social | Saúde mental materno-infantil

Resumo

O período de exposição dos filhos à depressão de suas mães tem sido considerado pela literatura como condição relevante nos desfechos desenvolvimentais dessas crianças, embora ainda pouco explorado. Nesse contexto, esse trabalho objetiva comparar e correlacionar perfil comportamental, nível cognitivo e indicadores de vulnerabilidade social de crianças expostas precocemente à depressão materna com outras tardiamente expostas a essa adversidade crônica. Será utilizado banco de dados (devidamente autorizado) composto por 50 díades mães-crianças, com mães entre 25 e 45 anos e com depressão recorrente, e crianças de sete a 12 anos. As díades compõem dois grupos: G1, com crianças expostas precocemente à depressão materna (n=23), e G2, com crianças tardiamente expostas (n=27). Na coleta de dados foram utilizados: SCID (avaliação diagnóstica das mães), IPVS (avaliação de vulnerabilidade social por instrumento de gestão pública), Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (avaliação do nível intelectual infantil), Questionário Geral (dados sociodemográficos) e SDQ (avaliação do comportamento das crianças). Proceder-se-á a análise descritiva e inferencial dos dados, comparando médias de G1 e G2 nos diversos instrumentos, além de examinar suas correlações, visando atender aos objetivos do estudo.

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