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London Calling: o papel da cultura e da criatividade na gestão de uma cidade-marca

Processo: 16/10103-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2018
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Ruy Sardinha Lopes
Beneficiário:Natália Pauletto Fragalle
Instituição Sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades criativas   Londres   Política urbana   Desenvolvimento cultural   Cultura (sociologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cidade criativa | cidade marca | city branding | criatividade | cultura | Londres | Política Urbana; Aspectos Econômicos do Planejamento Urbano e Regional

Resumo

A presente pesquisa pretende refletir, na chave do modelo de "cidade criativa", sobre o processo de construção e gestão de uma cidade-marca e os seus consequentes impactos nas políticas urbanas. Para tanto, pretende-se recuperar a discussão sobre o branding territorial, que teve suas origens no modelo de desenvolvimento urbano que foi chamado de "planejamento estratégico" nas décadas de 80 e 90, de modo a identificar como e quando o discurso da promoção das cidades começou a tangenciar as primeiras ideias que remetiam ao conceito de "cidade criativa", que, apesar de dever muito a esse modelo anterior, traz uma série de novas questões, atingindo seu auge como referência de políticas urbanas entre o fim da década de 90 e o início do século XXI. Pretende-se ainda analisar as continuidades e rupturas desse modelo partir da crise financeira de 2008. Dessa forma, o presente trabalho se propõe, portanto, a investigar qual a importância da "criatividade" para a promoção de uma cidade, questionando o papel da cultura e como o seu significado pode ter mudado ao emergirem esses novos modelos de desenvolvimento. Com isso, toma-se como estudo de caso a cidade de Londres, capital do país pioneiro na implementação do discurso da "criatividade" em suas políticas públicas, investigando as consequências econômicas, sociais e urbanas das mesmas aliadas à promoção da cidade internacionalmente, tendo como recorte temporal o pós-crise financeira de 2008 e como importante marco referencial os preparativos e a implementação das políticas públicas relacionadas à vinda dos Jogos Olímpicos de 2012. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRAGALLE, Natália Pauletto. London calling: o papel da cultura e da criatividade na gestão de uma cidade-marca. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.