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Interação mãe-bebê: comparação entre situação lúdica e de cuidados

Processo: 16/10945-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 03 de outubro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Beneficiário:Luiza Machado dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/00904-8 - Treinamento para a análise da interação mãe-bebê utilizando o software GSEC, BE.EP.IC
Assunto(s):Psicologia do desenvolvimento   Desenvolvimento infantil   Relações mãe-filho   Cuidado da criança   Coleta de dados   Análise qualitativa comparativa (QCA)   Entrevistas (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividade de estimulação | Atividade Lúdica | interação mãe-criança | Desenvolvimento infantil

Resumo

O relacionamento entre o bebê e a sua mãe deve ser harmonioso e, quando isso ocorre, tem influência sadia sobre o seu desenvolvimento. A interação mãe bebê ocorre em muitas situações, tanto lúdicas como de cuidados. O presente estudo pretende descrever e analisar a interação mãe-bebê em situações de cuidado, como higiene, alimentação e sono e em atividade lúdica. Participarão da coleta 20 mães de bebês de quatro a seis meses de idade, que frequentam o projeto de extensão "Acompanhamento do desenvolvimento de bebês: avaliação e orientação aos pais", que funciona no Centro de Psicologia Aplicada, da UNESP Bauru. Para a coleta de dados sociodemográficos utilizar-se-á da Entrevista Inicial, para investigar dados sociodemográficos. Para o registro da interação mãe-bebê será utilizada uma filmadora digital e brinquedos infantis (2 bichinhos de borracha, 1 móbile e 1 chocalho), fraldas e lenços umedecidos e, para avaliação da interação mãe-bebê o Sistema de Codificação da Interação Mãe-Criança Revisado (CITMI-R). A filmagem da interação será feita em uma sala infantil do Centro de Psicologia Aplicada adaptada com uma cama alta (120 cm), almofadas e os brinquedos. A sessão de filmagem terá duração de aproximadamente 20 minutos, divididos em: dois minutos de habituação e oito minutos para situação livre. Em seguida a mãe será instruída a trocar a fralda do seu bebê, utilizando a cama alta. A mãe e bebê serão filmados durante esta atividade. A análise das filmagens será feita de acordo com a CITMI-R, além da pesquisadora outro observador também irá analisar as filmagens. O tempo de filmagem será dividido em episódios de cinco segundos. No primeiro intervalo o observador começa descrevendo o comportamento infantil e, a partir daí, deve ser seguido o fluxo comportamental da mãe e da criança ao longo do episódio. A mesma análise será realizada com os dados obtidos da filmagem da atividade lúdica e da troca de fraldas. Todavia, como esta atividade não tem duração fixa, o que pode resultar em números diferentes de episódios, os dados serão ponderados antes da análise comparativa. Serão processadas análises estatísticas descritivas e comparativas.

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