Busca avançada
Ano de início
Entree

Roteamento de veículos elétricos: otimização da vida útil das baterias

Processo: 16/13341-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Franklina Maria Bragion de Toledo
Beneficiário:Allan Vinicius da Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Assunto(s):Programação linear inteira   Problemas de roteamento de veículos   Otimização   Veículos elétricos   Baterias elétricas   Modelos matemáticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:modelagem matematica | otimização inteira | roteamento de veículos | programação inteira

Resumo

Devido ao constante processo de urbanização mundial, estima-se que em 2050 70\% da população estará concentrada em áreas urbanas. A concentração das pessoas nas cidades impõe desafios tanto para a sustentabilidade do planeta, quanto para a qualidade de vida das pessoas. A logística urbana busca a convivência sustentável entre o desenvolvimento de frotas logísticas e as cidades. O objetivo deste trabalho de pesquisa é estudar o problema de roteamento de veículos elétricos, tendo como principal objetivo o prolongamento da vida útil de suas baterias. Para tanto, na primeira etapa do projeto o aluno irá estudar o problema de roteamento de veículos clássicos, em seguida, o aluno terá o desafio de adaptar o problema veículos elétricos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)