Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto de Operadores de Recombinação por Decomposição para Otimização Pseudo-Booleana

Processo: 16/16769-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Renato Tinós
Beneficiário:Diogenes Laertius Silva de Oliveira Filho
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência artificial   Algoritmos genéticos   Computação evolutiva

Resumo

Utiliza-se recombinação de soluções em diversas meta-heurísticas populacionais. Operadores de recombinação por decomposição particionam as variáveis de decisão do problema de modo a permitir a decomposição da função de avaliação. Assim, encontra-se, com custo computacional proporcional ao custo de se avaliar uma solução do problema, a melhor solução entre um número de soluções descendentes que cresce exponencialmente com o número de partições encontradas. Recombinação por decomposição foi até aqui utilizada apenas em problemas em que as informações sobre a ligação entre as variáveis de decisão são conhecidas. O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de novos operadores de recombinação por decomposição para todos os problemas de otimização pseudo-Booleana. Para isso, será necessário estimar as ligações entre as variáveis de decisão por meio de procedimentos utilizados em algoritmos de estimação de distribuição (também conhecidos com algoritmos evolutivos baseados em modelo).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILHO, Diogenes Laertius Silva de Oliveira. Operadores de recombinação por decomposição para otimização pseudo-booleana. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.