Busca avançada
Ano de início
Entree

O intercâmbio político entre parlamentares e as redes paulistas de televisão católica

Processo: 16/01521-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:André Ricardo de Souza
Beneficiário:Giulliano Placeres
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/50458-8 - O cristianismo no Brasil em suas feições econômicas e assistenciais com derivações políticas, AP.JP
Assunto(s):Renovação carismática católica   Religião e política   Sociologia da religião
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Emissoras católicas | Mercado Religioso | Mídia televisiva | Religião e Política | Renovação Carismática Católica | Sociologia da Religião

Resumo

Esta pesquisa se volta para o apoio político mútuo entre parlamentares e redes paulistas de televisão católica, que estão entre as maiores dessa religião do país: Aparecida, Canção Nova, Rede Vida e Século XXI. Diante do grande e continuado avanço das denominações evangélicas, a Igreja Católica deu basicamente duas respostas: o apoio ao movimento da Renovação Carismática Católica (RCC) e o fomento de emissoras televisivas próprias. Diretamente relacionada com essas respostas está à eleição de parlamentares com ostensiva identidade católica, ligados sobremaneira à RCC. O conhecimento da atuação desses indivíduos em prol de tais redes católicas de TV e, em contrapartida, o apoio político-eleitoral que eles recebem dessas emissoras ainda é inexistente nas ciências sociais da religião. Propõe-se a busca do preenchimento dessa lacuna mediante a investigação da aliança entre políticos e clérigos católicos, da formação de arranjos partidários propícios, da concessão e outorga de emissoras por parte do governo federal e dos processos eleitorais. Esse conjunto de fatores faz com que tais veículos comunicativos exerçam papel significativo no mercado religioso brasileiro, contribuindo para que a evasão católica não seja ainda maior do que ocorre.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)