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Estudos de percepção pública de Ciência e Tecnologia

Processo: 15/17716-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcelo Knobel
Beneficiário:Ananias Queiroga de Oliveira Filho
Instituição Sede: Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/23699-0 - The relationship between the meanings of science, technology and the environment and attitudes towards science, technology and the environment: A cross-cultural study, BE.EP.PD
Assunto(s):Teoria de resposta ao item   Psicometria   Percepção pública da ciência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciência e Sociedade | Letramento Científico | Modelagem Estatística | percepção pública de ciência | Psicometria | Teoria de Resposta ao Item | Percepção Pública de Ciência

Resumo

Ciência e Tecnologia (C & T) são elementos basilares das sociedades contemporâneas. Essa relevância pode ser observada na presença cada vez mais marcante dos conteúdos de C & T nos mais diversos campos, como em áreas fundamentais da sociedade como educação, mídia e política (Jensen & Croissant, 2007; Vogt & Knobel, 2004; Bauer & Howard, 2012). Dada a relevância da temática, é fundamental investigar as atitudes, o impacto e a compreensão da sociedade acerca da C & T (Vogt & Knobel, 2004). Esse é um campo de estudo relativamente novo, denominado "Percepção Pública da Ciência e da Tecnologia" (PPCT), que vem ganhando destaque gradativamente. A utilização de questionários é uma das principais formas de estudos no campo da PPCT (Bauer & Howard, 2012; von Roten & de Roten, 2013). A grande maioria das pesquisas em larga escala sobre PPCT são do tipo survey, ou seja, realizadas por meio de questionários. Há ainda pesquisas mais qualitativas, e com a utilização de grupos focais e estudos de casos. Deste modo, um dos aspectos que merece destaque no campo da PPCT diz respeito à análise de dados com a utilização de métodos estatísticos. De modo geral, as pesquisas realizadas subutilizam (ou analisam de maneira equivocada) os dados gerados, se restringindo apenas a uma descrição superficial dos resultados encontrados (von Roten & de Roten, 2013). Alguns autores têm apontado problemas estatísticos clássicos nas pesquisas survey, verificando deficiências desde a elaboração do questionário até a etapa de análise de dados (Ross, 2013 Evans & Durant, 1995; Pardo & Calvo, 2002; Miller, 2004; von Roten & de Roten, 2013). Ainda Assim o presente projeto visa, a partir de métodos e de um arcabouço teórico sólido de estatística, advindos da Psicometria e da Psicologia Social, propor ferramentas que possam auxiliar a superar ou atenuar problemas metodológicos. Com o intuito de contribuir de forma mais adequada o projeto será organizado em duas linhas de pesquisa principais: 1- Realizar novas análises dos dados dos estudos da PPCT já feitos no Brasil, fazendo uso de ferramentas e técnicas psicométricas, tais como Modelagem de Equações Estruturais, Teoria de Respostas ao Item, Análise de Regressão Segmentada e Análise de Classe Latente; 2- Realizar um estudo transcultural e fazer uma comparação entre os cientistas e a população em geral em relação ao significado de ciência, tecnologia e meio ambiente, por meio da análise de Redes Semânticas Naturais, com isso entender a importância do significado nas atitudes e práticas em relação a C & T. Assim espera-se que o presente projeto aprofundar a compreensão acerca da PPCT e com isso colaborar com indicadores válidos e consistentes de PPCT que possam auxiliar elaboração de politicas públicas. (AU)

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