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Indexicais descritivos: uma investigação semântico-pragmática

Processo: 16/01185-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de março de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Renato Miguel Basso
Beneficiário:Felipe Manca Dal Ava
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Epistemologia   Semântica   Pragmática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Descrição definida | Epistemologia | indexical descritivo | pragmática | semântica | Semântica e Pragmática

Resumo

Este projeto tem como objetivo investigar os chamados "indexicais descritivos", que são itens indexicais que têm uma interpretação semelhante àquela de descrições definidas. Tal interpretação e sua disponibilidade vão contra as principais teorias sobre itens indexicais que os consideram como itens diretamente referenciais, baseadas nas ideias originais de Kaplan (1989). Como exemplo de indexical descritivo, podemos tomar a sentença abaixo:(dito por Dilma Rousseff em 2015): (1) A Constituição do Brasil me dá a palavra final. Em (1), o item 'me' deve ser interpretado como a descrição "o presidente do Brasil" e não simplesmente como Dilma Rousseff. Este projeto investigará a disponibilidade de tais interpretações, suas natureza semântica e/ou pragmática, articulando tanto teorias que se apresentam no espectro da semântica clássica, quanto em teoria de semântica dinâmica (como a Discourse Representation Theory (DRT)).Além da investigação empírica, o debate proposto no presente projeto tem natureza meta-teórica, colocando as evidências trazidas pelos indexicais descritivos em primeiro plano, de modo a avaliar como uma teoria sobre indexicais pode lidar com essas interpretações sem considerá-las simplesmente como o resultado de coerções ou reinterpretações. Além do confronto teórico (e relativamente, independente dele), também retrataremos uma disputa sobre qual nível linguístico-epistemológico o fenômeno deve ser tratado, pois existem bons argumentos para que possamos sustentar tanto pelo ênfase no tratamento do nível semântico, quanto do nível pragmático. (AU)

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