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Processo: | 16/12994-9 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 26 de novembro de 2016 |
Data de Término da vigência: | 25 de novembro de 2017 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Luiz Fernando Ramos |
Beneficiário: | Sofia Rodrigues Boito |
Supervisor: | Joseph Danan |
Instituição Sede: | Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Instituição Anfitriã: | Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, França |
Vinculado à bolsa: | 14/22297-8 - Textualidades e processos performativos: perspectivas para a criação cênica, BP.DR |
Assunto(s): | Dramaturgia Modernidade Poesia Surrealismo Eficiência |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Dramaturgia contemporânea | gesto lírico | modernidade | performance | Poesia | Surrealismo | Dramaturgia |
Resumo O presente projeto é parte da pesquisa de doutorado intitulada Textualidades e processos performativos: perspectivas para a criação cênica e tem como principal objetivo aplicar o conceito de gesto lírico, do crítico literário Dominique Rabaté, para a análise de textos literários e performáticos, a fim de descobrir novas metodologias de criação textual para a cena. Em um primeiro momento, por meio de análise bibliográfica, os conceitos de gesto e gesto lírico serão aprofundados para, em seguida, serem utilizados no estudo de um texto literário moderno - o romance Nadja, de André Breton -. Posteriormente, durante o estágio, será escolhida uma obra performática e uma obra cênica contemporânea para serem analisadas. Concomitantemente à pesquisa bibliográfica e aos estudos de caso, manteremos um diálogo constante com o professor supervisor e o seu grupo de pesquisa, o IRET " Groupe de recherche sur la Poétique du drame moderne et contemporain", a fim de debater se o gesto lírico pode ser considerado uma nova ferramenta para o estudo da dramaturgia performativa. | |
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