Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação das prioridades de pesquisa no cuidado de pacientes com dor cervical: um estudo Delphi modificado

Processo: 16/14347-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 28 de julho de 2016
Vigência (Término): 01 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Luciola da Cunha Menezes Costa
Beneficiário:Priscilla Viana da Silva
Supervisor no Exterior: Christopher Gerard Maher
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Sydney, Austrália  
Vinculado à bolsa:15/21628-3 - Identificação das prioridades de pesquisa no cuidado de pacientes com dor cervical: um estudo Delphi modificado, BP.MS
Assunto(s):Cervicalgia   Dor lombar   Técnica Delphi   Saúde pública   Administração dos cuidados ao paciente

Resumo

A dor cervical é umas das condições de saúde mais prevalentes, incapacitantes e de alto custo, tornando-se um importante problema de saúde pública. Várias pesquisas já foram realizadas na área de dor cervical, entretanto nenhum estudo com objetivo de identificar quais são as prioridades de pesquisa dessa área. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de identificar e classificar as principais prioridades de pesquisa no cuidado de pacientes com quadro clínico de dor cervical. Métodos: Este é um estudo do tipo Delphi modificado, conduzido em 3 rodadas, com questionários enviados por e-mail para 400 pesquisadores listados pelo site Expertscape e PubMed. A primeira rodada tem o objetivo de identificar quais prioridades de pesquisa os participantes consideram mais relevantes para a abordagem no cuidado de pacientes com dor cervical e votar se as prioridades de pesquisa de dor lombar podem ser consideradas para a dor cervical. A segunda rodada classificará em grau de importância os itens da lista de prioridades de pesquisa em dor cervical identificadas na primeira rodada. A terceira e última rodada irá ranquear a lista de pesquisa em dor cervical em ordem de prioridades. Resultados esperados: Identificar as lacunas existentes na pesquisa em dor cervical, melhorando a qualidade e o impacto de futuras pesquisas nessa área. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, PRISCILLA VIANA; PENA COSTA, LEONARDO OLIVEIRA; MAHER, CHRIS G.; KAMPER, STEVEN J.; MENEZES COSTA, LUCIOLA DA CUNHA. The New Agenda for Neck Pain Research: A Modified Delphi Study. JOURNAL OF ORTHOPAEDIC & SPORTS PHYSICAL THERAPY, v. 49, n. 9, p. 666+, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.
SILVA, PRISCILLA VIANA; KAMPER, STEVEN J.; MENEZES COSTA, LUCIOLA DA CUNHA. Exercise-based intervention for prevention of sports injuries (PEDro synthesis). BRITISH JOURNAL OF SPORTS MEDICINE, v. 52, n. 6, p. 408+, MAR 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.