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A abrangência de veículos de comunicação, conteúdos e plataformas na microrregião de Bauru

Processo: 16/16053-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2018
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Antonio Francisco Magnoni
Beneficiário:Wesley Anjos de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação social   Jornalismo   Linguagem jornalística   Análise de conteúdo   Bauru (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abrangência | Bauru | Comunicação | Conteúdos | microrregião | veículos | Comunicação Social

Resumo

A presente pesquisa é para analisar entre as populações de 10 dos 21 municípios da microrregião de Bauru, quais hábitos de consumo, qual o mercado local de mídia, incluindo a identificação de veículos regionais e nacionais preferidos por tais públicos ou que tem mais abrangência em cada cidade. Os municípios pesquisados foram divididos em dois grupos, cada um foi escolhido pela densidade demográfica, economia e disponibilidade (ou não) de meios locais de comunicação. O primeiro grupo, com populações e economia maiores, e disponibilidade de mídia local, é formado por Bauru, Lençóis Paulista, Iacanga, Pirajuí e Duartina. O segundo grupo reúne as pequenas cidades de Balbinos, Pongaí, Lucianópolis, Paulistânia e Presidente Alves. A pesquisa pretende verificar e levantar dados quantitativos e qualitativos do IDH em cada município, e também a presença local ou a abrangência de veículos externos de comunicação. Assim, será possível analisar os pressupostos de Veiga (2002), de que em um grande número de municípios brasileiros predomina uma falsa urbanidade, seja pelo tipo de economia local, pelos serviços urbanos disponíveis e também pelo modo de vida e de cultura de suas populações. Um dos indicadores, além da demografia e do tipo da economia predominante, é saber se há mídia impressa e eletrônica local, ou se o consumo de mídia no município é derivado de veículos com conteúdos regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Pretende-se com tais levantamentos, também questionar a abrangência de conteúdos informativos locais e os conceitos de rural e urbano no grupo de municípios delimitados. Nos municípios que não possuem nenhum veículo, a pesquisa de campo vai permitir verificar as maneiras pelas quais a população fica sabendo dos acontecimentos locais, se há uso intensivo de telefonia móvel, das redes sociais e de aplicativos como o WhatsApp. Outra preocupação, é verificar a qualidade das informações difundidas pelos novos recursos de comunicação interpessoal, e que não passam por apuração e narração jornalística.

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