Pesquisa e Inovação: Desenvolvimento de uma aplicação móvel colaborativa em informações de transporte público em tempo real e respectivo sistema de análise de dados
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Desenvolvimento de uma aplicação móvel colaborativa em informações de transporte público em tempo real e respectivo sistema de análise de dados

Processo: 16/12952-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Ivo Eduardo Roman Pons
Beneficiário:Ivo Eduardo Roman Pons
Empresa:Scipopulis Desenvolvimento e Análise de Dados Ltda
Vinculado ao auxílio:15/50343-7 - Desenvolvimento de uma aplicação móvel colaborativa em informações de transporte público em tempo real e respectivo sistema de análise de dados, AP.PIPE
Assunto(s):Análise de dados   Sistemas de tempo-real   Aplicativos móveis   Tecnologias mobile   Crowdsourcing   Transporte público
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de Dados | Analise preditiva | Colaboração | crowdsourcing | Mobile | transporte público | Análise de dados

Resumo

As grandes e médias cidades da América Latina sofrem com problemas de mobilidade urbana. A falta de investimentos e o crescimento da população resultaram em cidades dependentes de carros, onde enormes congestionamentos dificultam o deslocamento das pessoas e diminuem a qualidade de vida da população. O sistema de transporte público destas cidades é refém do problema de mobilidade e como consequência é instável, não confiável e sujeito a falhas. Nestas condições, os usuários do sistema dependem de informação precisa e em tempo real para se adaptar às flutuações do nível de serviço do transporte público. Infelizmente, os sistemas de informação de transportes na América Latina são precários e os passageiros desinformados não conseguem evitar as falhas da rede de transporte e sofrem diariamente as consequências. Como resultado, o uso do transporte público é extremamente ineficiente e acaba contribuindo com o problema de mobilidade ao invés de solucioná-lo. Nosso objetivo é melhorar a quantidade e a qualidade das informações sobre a rede de transportes, através de um sistema de baixo custo, alimentado pelos próprios passageiros em tempo real. Para isso, utilizamos informações captadas pelos smartphones dos usuários de transporte público e também as explicitamente fornecidas pelos passageiros para complementar em tempo real um sistema de informações de transporte. Este sistema por um lado ajuda cada passageiro a planejar seus deslocamentos e evitar as anomalias comuns nos sistemas de transporte das grandes cidades, e por outro lado fornece estatísticas sobre o conjunto da rede para que qualquer passageiro acompanhe a evolução e os números globais do sistema de transporte público para que possam avaliar os efeitos das mudanças em seu dia-a-dia. Com isso pretendemos não só ajudar os passageiros a melhor utilizar os recursos da rede de transporte mas também contribuir com o debate sobre mobilidade urbana que é central nas grandes cidades da América Latina e que influencia diretamente o cotidiano e a qualidade de vida de seus habitantes. Nossa pesquisa se baseia na metodologia de customer development introduzida por Steve Blank [1] para o desenvolvimento de clientes. O desenvolvimento do produto utiliza duas metodologias com princípios semelhantes ao customer development: o design thinking [2] para criação de uma experiência de uso que seja adequada ao nosso público-alvo e relevante para os seus casos de uso, e desenvolvimento ágil [3] para guiar o processo de desenvolvimento de software a partir de retornos de clientes reais que utilizem nossos protótipos funcionais. A partir do resultado de nossa pesquisa pretendemos criar dois produtos complementares: a aplicação coletivo, que fornece informações sobre a rede de transporte em tempo real aos passageiros e os estimula a contribuírem com informações sobre o estado da rede, e o coletivo web, um sistema web que reúne estatísticas gerais sobre o sistema de transporte ao longo do tempo (como número de ônibus circulando, tempo médio de viagens, tempo total de espera dos usuários, etc.). Estes dois produtos se complementam fornecendo informações para usuários de smartphone ou não, e contribuindo para a melhoria da experiência de uso do transporte público. (AU)

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