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Análise do uso do IG (Interated greedy) no problema de planejamento integrado produção-distribuição

Processo: 16/09080-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Roberto Fernandes Tavares Neto
Beneficiário:Guilherme Sproesser Ferreira
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Scheduling   Roteamento de veículos

Resumo

Por décadas, os problemas tanto de scheduling quanto de roteirização vem sendo alvo depesquisas de grande relevância, tanto do ponto de vista teórico quando de sua aplicação. Doponto de vista empresarial, técnicas de otimização de ambos os problemas são relevantes paraaprimorar indicadores de custos, tempos de entrega, entre outros. Já do ponto de vista teórico,esses estudos são justificados principalmente pela existência de um número virtualmente ilimitadode problemas caracterizados como NP-Difíceis. Recentemente, constata-se um número crescentede publicações que tratam do planejamento integrado entre as decisões da produção e dadistribuição (PIPD). Nesses estudos, percebe-se a relevância prática - na qual a aplicação detécnicas de planejamento integrado resulta em significativos ganhos financeiros - e a relevânciateórica - na qual se percebe que existem poucos estudos para esses relevantes problemas NP-Difíceis. Nesse cenário, o presente projeto vem propor uma pesquisa em busca de técnicasbaseadas na otimização por método greedy interativo que permitam o planejamento integradoentre produção e distribuição. Pretende-se estudar um ambiente produtivo composto por umambiente flowshop com duas máquinas. A distribuição é realizada por um conjunto finito deveículos de capacidade limitada, que podem realizar uma ou mais rotas. Busca-se minimizar omakespan do sistema como um todo, ou seja, o momento em que o último veículo retorna à origem.Tanto o ambiente de manufatura quanto a distribuição são conhecidos por serem problemas NP-Difíceis. Assim, entende-se que a combinação dos mesmos seja um problema NP-Difícil. Espera-se que essa pesquisa gere um conjunto de benchmarks a ser disponibilizado à comunidadecientífica a respeito de como técnicas de IG podem ser úteis no planejamento integrado produção-distribuição.