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Análise do uso do IG (Interated greedy) no problema de planejamento integrado produção-distribuição

Processo: 16/09080-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Roberto Fernandes Tavares Neto
Beneficiário:Guilherme Sproesser Ferreira
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Problemas de roteamento de veículos   Planejamento da produção   Controle de custos   Indicadores de gestão   Scheduling   Distribuição de mercadorias

Resumo

Por décadas, os problemas tanto de scheduling quanto de roteirização vem sendo alvo de pesquisas de grande relevância, tanto do ponto de vista teórico quando de sua aplicação. Do ponto de vista empresarial, técnicas de otimização de ambos os problemas são relevantes para aprimorar indicadores de custos, tempos de entrega, entre outros. Já do ponto de vista teórico, esses estudos são justificados principalmente pela existência de um número virtualmente ilimitado de problemas caracterizados como NP-Difíceis. Recentemente, constata-se um número crescente de publicações que tratam do planejamento integrado entre as decisões da produção e da distribuição (PIPD). Nesses estudos, percebe-se a relevância prática - na qual a aplicação de técnicas de planejamento integrado resulta em significativos ganhos financeiros - e a relevância teórica - na qual se percebe que existem poucos estudos para esses relevantes problemas NP-Difíceis. Nesse cenário, o presente projeto vem propor uma pesquisa em busca de técnicas baseadas na otimização por método greedy interativo que permitam o planejamento integrado entre produção e distribuição. Pretende-se estudar um ambiente produtivo composto por um ambiente flow shop com duas máquinas. A distribuição é realizada por um conjunto finito de veículos de capacidade limitada, que podem realizar uma ou mais rotas. Busca-se minimizar omakespan do sistema como um todo, ou seja, o momento em que o último veículo retorna à origem. Tanto o ambiente de manufatura quanto a distribuição são conhecidos por serem problemas NP-Difíceis. Assim, entende-se que a combinação dos mesmos seja um problema NP-Difícil. Espera-se que essa pesquisa gere um conjunto de benchmarks a ser disponibilizado à comunidade científica a respeito de como técnicas de IG podem ser úteis no planejamento integrado produção-distribuição.