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História e escrita de si na obra Las Cartas que no llegaron (2000) do escritor uruguaio Maurício Rosencof

Processo: 16/16880-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Mariana Martins Villaça
Beneficiário:Rafael Pereira de Negreiros
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura uruguaia   Historiografia   Identidade social   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ditadura uruguaia | literatura uruguaia | Mauricio Rosencof | História e Literatura

Resumo

O presente projeto tem como objeto o livro Las Cartas que no llegaron do escritor e dramaturgo uruguaio Mauricio Rosencof, publicado em 2000. Por meio da análise dessa obra como documento histórico, propomos uma reflexão sobre suas características dialogando com algumas abordagens presentes na historiografia, caso das discussões que envolvem literatura y testimonio e o debate sobre a "escrita de si". A pesquisa sobre o romance nos possibilita, também, adentrar o contexto da ditadura uruguaia (1973-1985) dando a dimensão dos efeitos da repressão política sobre um indivíduo militante de uma organização revolucionária, o Movimiento de Liberación Nacional - Tupamaro, além de compreendermos as conexões estabelecidas, por meio da narrativa, entre diversas temporalidades, uma vez que o romance aborda diversas temáticas importantes na história desse país platino, como a imigração europeia, o processo de urbanização e crescimento da capital, a afirmação de identidades sociais (famílias de origem judaica) e a discussão da identidade nacional. Temos como objetivo, ainda, analisar alguns aspectos da trajetória e circulação desse livro, considerando sua acolhida no meio literário, no ambiente acadêmico e a maneira pela qual o engajamento político do autor interferiu nesse processo.

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