Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da polarização de macrófagos em coculturas com células de Schwann infectadas pelo Mycobacterium leprae

Processo: 16/16073-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Vânia Nieto Brito de Souza
Beneficiário:Bruna Beatriz de Oliveira Gimenez
Instituição Sede: Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL). Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Células de Schwann   Hanseníase   Macrófagos   Mycobacterium leprae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Células de Schwann | Hanseníase | macrófagos | polarização M1 e M2 | Imunologia

Resumo

A infecção pelo Mycobacterium leprae estimula um processo de desdiferenciação e proliferação das células de Schwann (SC) que pode contribuir para a disseminação do bacilo. SC infectadas pelo bacilo produzem mediadores capazes de interferir com a função macrofágica aumentando sua sobrevida e promovendo sua migração. Os macrófagos são células efetoras da resposta imune que promovem a eliminação de patógenos, entretanto, na hanseníase são colonizados pelo M. leprae. Sabe-se que os macrófagos podem apresentar uma polarização funcional na qual os M1 apresentam características pró-inflamatórias e microbicidas enquanto os M2 atuam na reparação tecidual e possuem perfil anti-inflamatório. Embora diferentes programas funcionais tenham sido observados em macrófagos de pacientes com formas polares da hanseníase a influência de SC nesse processo não é sabida. Neste estudo pretendemos avaliar se SC infectadas pelo M. leprae podem interferir na polarização de macrófagos. Para tanto, culturas primárias de SC murinas serão infectadas experimentalmente com bacilos viáveis e posteriormente cocultivadas com macrófagos. Os macrófagos serão avaliados quanto à expressão de marcadores específicos das subpopulações M1 e M2 e quanto à produção de citocinas pró e anti-inflamatórias. Paralelamente, a expressão dos marcadores de M1 e M2 será avaliada em infiltrados inflamatórios presentes em nervos ciáticos e plantares de camundongos inoculados com M. leprae. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIMENEZ, Bruna Beatriz de Oliveira. Avaliação da polarização de macrófagos em coculturas com células de Schwann infectadas pelo Mycobacterium leprae.. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina. Botucatu Botucatu.