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O corpo do bailarino: etnografia entre aprendizes de dança da Escola de Dança da FUNCEB

Processo: 16/13625-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 23 de março de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Luiz Henrique de Toledo
Beneficiário:Yasmine Ávila Ramos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/16574-7 - O corpo do dançarino: etnografia entre aprendizes de dança da escola de dança da FUNCEB, BE.EP.MS
Assunto(s):Dança   Corporeidade   Consciência corporal   Corpo (educação física)   Bailarinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia das práticas esportivas | Antropologia do corpo | cidade de Salvador | Corporalidade | dança | Escola de dança da FUNECEB | Técnicas Corporais | Antropologia do corpo

Resumo

Este projeto pretende se debruçar sobre o estudo das práticas envolvidas na produção do corpo do bailarino, decorrente da aprendizagem das técnicas corporais que suportam a dança. Para isso, pretende-se acompanhar jovens que se iniciam no curso técnico em dança oferecido pela Escola de Dança da FUNCEB (Fundação Cultural da Bahia), localizada em Salvador-BA, cujo curso profissionalizante é gratuito e voltado sobretudo para jovens afrodescendentes oriundos das periferias da cidade. Acompanhando o início de uma trajetória de profissionalização em dança, deseja-se investigar o processo de aquisição de uma nova corporalidade, tendo o corpo como foco de transformações da pessoa e meio de acesso à profissionalização. Além disso, observa-se como o corpo pode ser colocado no interior de dinâmicas que, não se reduzindo somente à sala de aula, dialogam com contextos que extravasam os muros da escola. Por este motivo, investiga-se como certas categorias discursivas usadas entre os aprendizes da Escola de Dança da FUNCEB fazem parte de estratégias simbólicas no qual o corpo é o centro de diferenciação de outros praticantes de dança. (AU)

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