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Memoriais de formação: refletindo sobre a construção e (re) significação da identidade profissional docente na educação infantil

Processo: 16/17830-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Ana Paula Gestoso de Souza
Beneficiário:Jéssica Francine Ferreira da Silva
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Formação de professores   Identidade profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Infantil | Identidade Docente | memoriais de formação | Formação de Professores

Resumo

A presente pesquisa é parte das discussões promovidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos e Saberes da Docência/UFSCar e de um Projeto de Extensão realizado desde 2012 em uma CEMEI de São Carlos, SP. Os objetivos desta pesquisa são identificar, nos memoriais de formação das professoras participantes do projeto de extensão, indícios da constituição da identidade profissional de docentes que atuam na educação infantil, e, constatar elementos que influenciaram fortemente esse processo de formação. Com o apoio teórico de autores (as) como Antonio da Costa Ciampa, Bernardete Angelina Gatti, Claude Dubar, Maria Isabel da Cunha e Marie-Christine Josso, a pesquisa, de natureza qualitativa, será realizada por meio de memoriais de formação, como mencionado, com cinco das professoras participantes do projeto. Nesse cenário, o foco deste estudo é investigar indícios da construção da identidade de profissionais que atuam na educação infantil, durante sua trajetória de formação. Inferimos que a análise desses indícios, revelados por meio de memoriais de formação, pode auxiliar no aprofundamento da compreensão da construção do ser professor na educação infantil e, assim, na identificação de histórias, momentos e conhecimentos que influenciam fortemente esse processo. Além de propiciar, às profissionais do projeto de extensão, reflexões sobre como se formaram e continuam se formando enquanto professoras da educação infantil, de modo que tenham ciência de elementos que compõem suas identidades e que, nesse processo, possam (re) significar suas identidades e, também, suas práticas. (AU)

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