Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de composição de massa e interações hadrônicas usando o tempo de chegada das partículas do chuveiro detectadas com a rede de tanques do Observatório Pierre Auger

Processo: 16/19764-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 13 de março de 2017
Vigência (Término): 12 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Carlos Jose Todero Peixoto
Beneficiário:Carlos Jose Todero Peixoto
Anfitrião: Antonio Bueno
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidad de Granada (UGR), Espanha  
Assunto(s):Astrofísica de partículas   Raios cósmicos   Observatório Pierre Auger

Resumo

O Observatório Pierre Auger é uma colaboração que nos últimos 12 anos têm contribuído para explicar muitas questões sobre física de raios cósmicos e de partículas para energias acima de 10^18 eV, mas nesta trajetória exite ainda muitos outras questões em aberto. Este projeto pretende contribuir fortemente para a compreensão dessas questões em três formas específicas: a) inferir a composição da massa dos raios cósmicos de ultra-alta energia usando a informação da tempo de chegada para partículas no nível do solo e são registradas pelo detector de superfície do Observatório Auger (este é um dos maiores problemas que ainda permanece em aberto); b) identificar a possível existência de uma componente de prótons no fluxo de partículas primárias ao redor ou acima das energias de corte; e c) realizar um estudo através do tempo de subida e descida das FADC e compreender a origem da discrepância observada nas comparações de dados experimentais e simulações de Monte Carlo.Para executar este projecto é necessária uma colaboração forte e duradoura com outras instituições e pesquisadores. Proponho a realização destes trabalhos na Universidade de Granada sob a supervisão e colaboração com o Professor Antonio Bueno Villar, que têm uma longa e produtiva experiência no Observatório Pierre Auger, sendo o co-spokesperson da Colaboração. Outro participante deste projeto será o Professor Alan Watson, da Universidade de Leeds, que é uns dos fundadores do Observatório. No Brasil, o professor Luiz Vitor de Souza Filho do Instituto de Física de São Carlos/USP, que tem também possui uma longa experiência no Observatório, também fará parte desta colaboração.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUILLEN, A.; BUENO, A.; CARCELLER, J. M.; MARTINEZ-VELAZQUEZ, J. C.; RUBIO, G.; TODERO PEIXOTO, C. J.; SANCHEZ-LUCAS, P. Deep learning techniques applied to the physics of extensive air showers. Astroparticle Physics, v. 111, p. 12-22, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.