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"O lápis é mais pesado que a enxada": reforma agrária no Chile e pedagogias camponesas para transformação econômica (1955-1973)

Processo: 16/13432-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Jorge Luís da Silva Grespan
Beneficiário:Joana Salem Vasconcelos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/06753-1 - Reforma agrária no Chile: dilemas socialistas, lutas camponesas e espoliação militar (1967-1978), BE.EP.DR
Assunto(s):Reforma agrária   Alfabetização   Paulo Freire   Campesinato   História agrária   Chile
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Chile | Paulo Freire | Pedagogia Camponesa | Reforma Agrária | Unidade Popular | História Agrária

Resumo

Esta tese investiga a história da reforma agrária no Chile, enfocando os projetos de educação camponesa dirigidos por diferentes instituições públicas e privadas, que lutam por formar uma nova subjetividade rural coerente com seus horizontes de transformação econômica. A concentração da propriedade agrária do Chile dos anos 1950 e 1960 era também formada por "latifúndios culturais". O analfabetismo rural alcançava entre 35 e 45% da população adulta. No arco da transformação agrária, entram em cena sucessivamente a modernização imperialista, a reforma social-cristã e a via chilena ao socialismo, bem como as lutas, agências e experiências múltiplas do campesinato, que interagem com programas educacionais urbanos confeccionados para o mundo rural. A reforma agrária aprovada em 1967 pelo governo Democrata Cristão e radicalizada pela Unidade Popular (1970-1973), alterava a estrutura agrária junto com a estrutura cultural, ambas esteio da dominação de classe. As pedagogias para reforma agrária revelam uma batalha de valores, que evidencia a subjetividade das novas relações de propriedade, trabalho e produção dos programas políticos e experiências populares postos sob tensão. Argumentamos que as pedagogias para reforma agrária foram uma estratégia importante (embora não a única) nas disputas sobre os modelos de sociedade e as economias morais da transformação rural no Chile. Cada capítulo da tese possui um corpus documental próprio, com materiais didáticos, relatórios de educadores, transcrições de círculos de cultura com vozes camponesas, imprensa, sessões parlamentares, entrevistas, entre outros.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VASCONCELOS, Joana Salem. \O lápis é mais pesado que a enxada\: reforma agrária no Chile e pedagogias camponesas para transformação econômica (1955-1973). 2020. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.