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A malicía e o mordente: a pintura de belmiro de almeida e sua relação com a arte internacional do fim do século xix

Processo: 16/10478-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de março de 2021
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Jorge Sidney Coli Junior
Beneficiário:Samuel Mendes Vieira
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte no século XIX | História da Arte | História da Arte Brasileira | História e Crítica das Artes Visuais | História da Crítica das Artes Visuais

Resumo

Este projeto pretende responder uma questão: qual relação as obras de Belmiro de Almeida (1858-1935) mantêm com a arte e poéticas artísticas do final do século XIX? Tal questão nos leva a dois objetivos centrais, sendo que um pressupõe o outro - o primeiro, levantar e catalogar as obras ainda desconhecidas do artista Belmiro de Almeida, agrupando-as junto às obras já conhecidas e catalogadas. O segundo, mais especifico, esforça-se em situar a produção do artista dentro das inquietações relativas aos desdobramentos dos movimentos pictóricos pós-impressionistas da tradição européia. Belmiro de Almeida foi aluno da Academia Imperial de Belas, no Rio de Janeiro, sem o prêmio de viagem, mas custeado por amigos, passou cinco anos excursionando pela Europa, num período que compreende os anos de 1888 a 1892. Nesses anos produziu muitas obras em território estrangeiro, mas somente algumas, atualmente, integram coleções em museus. O levantamento dessas obras pretende dar visibilidade tanto às obras de coleções públicas e, principalmente às obras de coleções privadas ou que estão no mercado de arte. Dessa maneira, esse projeto se justifica na necessidade de conhecimento das produções dos artistas brasileiros que atuaram em cenários internacionais, no período que antecede os anos 1920. Tomando as obras de Belmiro pretendemos dar foco nesse período e sujeitos que ainda são lacunas na história das Artes Plásticas brasileira.

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