Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelo espaço-temporal para a predição da concentração de material particulado fino (MP2.5) na Região Metropolitana de São Paulo

Processo: 16/09411-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Beneficiário:Aline Santos Damascena
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/21728-2 - Uso de modernas técnicas de autópsia na investigação de doenças humanas (MODAU), AP.TEM
Assunto(s):Exposição ambiental   Poluição atmosférica

Resumo

Os padrões espaço-temporais da concentração de material particulado atmosférico (MP) são conhecidos por ser um importante fator para prever alguns desfechos de saúde de habitantes em uma área urbana. Em geral, o número de estações de monitoramento de MP numa determinada região é menos do que o que é necessário para alcançar a resolução adequada. Os modelos estatísticos para dados como Aerosol Optical Depth (AOD) e variáveis de uso da terra são usados para preencher a lacuna. Nosso objetivo é desenvolver modelos que permitam a estimativa da concentração de MP a uma resolução desejável e usar os resultados para avaliar o impacto sobre os desfechos de saúde das pessoas que vivem na área metropolitana de São Paulo, Brasil. Temos a intenção de colaborar com os investigadores da Escola de Saúde Pública de Harvard de que têm experiência em modelagem de dados do tipo AOD em alta resolução.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAMASCENA, ALINE SANTOS; YAMASOE, MARCIA AKEMI; MARTINS, VITOR SOUZA; ROSAS, JORGE; BENAVENTE, NOELIA ROJAS; SANCHEZ, MACIEL PINERO; TANAKA, NELSON ITHIRO; NASCIMENTO SALDIVA, PAULO HILARIO. Exploring the relationship between high-resolution aerosol optical depth values and ground-level particulate matter concentrations in the Metropolitan Area of SAo Paulo. Atmospheric Environment, v. 244, JAN 1 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.