Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxonomia e sistemática de Acanthoctenidae (Ctenidae, Araneae) e cybertaxonomy aplicada à coleção de aracnídeos (Arachnida) do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Campinas

Processo: 17/01294-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2016
Vigência (Término): 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Daniele Polotow Geraldo
Beneficiário:Daniele Polotow Geraldo
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/22000-8 - Taxonomia e sistemática de Acanthoctenidae (Ctenidae, Araneae) e cybertaxonomy aplicada à coleção de aracnídeos (Arachnida) do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Campinas, AP.JP
Assunto(s):Sistemática   Aranhas   Arachnida   Coleção e conservação de espécies biológicas

Resumo

Coleções zoológicas têm grande importância científica e cultural, pois abrigam não só os espécimes coletados e estudados, mas também aos dados associados, que representam um potencial de informações sobre biodiversidade, ecossistemas e recursos naturais. O Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Campinas (ZUEC), um centro emergente no Estado de São Paulo, contribui significativamente com o acervo científico de invertebrados marinhos e terrestres do Brasil, e possui uma coleção relevante de aracnídeos. O objetivo deste trabalho é atuar junto da coleção de aracnídeos (ZUEC ARA), com estudos taxonômicos e de sistemática filogenética das aranhas depositadas neste acervo, com destaque para as "aranhas lobo tropicais" de Acanthocteninae (Ctenidae, Araneae), assim como trabalhar na curadoria e informatização do acervo e dar continuidade aos programas de permuta, empréstimos e doações de outras instituições. O projeto também conta com a orientação de alunos, visando a formação de taxonomistas e o estabelecimento de uma nova linha de pesquisa no ZUEC. A presente proposta tem como objetivos específicos: 1, análise filogenética com dados morfológicos e moleculares de Acanthocteninae (Ctenidae); 2, revisão taxonômica de Acanthocteninae; 3, curadoria dos espécimes da coleção do ZUEC; 4, catalogação e digitalização de dados dos espécimes; 5, identificação e descrição dos possíveis novos táxons de Ctenidae presentes na coleção; 6, coletas de campo e incorporação de novos espécimes à coleção; 7, criação de uma coleção de tecidos para extração de ADN de aranhas da América do Sul; 8, orientar um aluno de treinamento técnico e um de mestrado; 9, participação em congressos nacionais e internacionais de Zoologia, Aracnologia ou Evolução. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POLOTOW, DANIELE; BRESCOVIT, ANTONIO D. Kiekie, a new Neotropical spider genus of Ctenidae (Cteninae, Araneae). Zootaxa, v. 4531, n. 3, p. 353-373, DEC 13 2018. Citações Web of Science: 0.
POLOTOW, DANIELE; GRISWOLD, CHARLES. Chinja, a new genus of spider from the Eastern Arc Mountains of Tanzania (Araneae, Zoropsidae). Zootaxa, v. 4472, n. 3, p. 545-562, SEP 11 2018. Citações Web of Science: 0.
POLOTOW, DANIELE; GRISWOLD, CHARLES. Cleaning old cabinets: revealing the taxonomy of Sri Lankan wolf spiders (Araneae, Udubidae and Zoropsidae). Zootaxa, v. 4362, n. 1, p. 51-74, DEC 4 2017. Citações Web of Science: 2.
LUISA JIMENEZ, MARIA; BERRIAN, JAMES EDWIN; POLOTOW, DANIELE; PALACIOS-CARDIEL, CARLOS. Description of Califorctenus (Cteninae, Ctenidae, Araneae), a new spider genus from Mexico. Zootaxa, v. 4238, n. 1, p. 97-108, MAR 2 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.