Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de evidência total, relações filogenéticas do gênero neotropical Acanthoctenus Keyserling, 1877 (Acanthocteninae, Ctenidae, Araneae)

Processo: 18/22762-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2019
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Daniele Polotow Geraldo
Beneficiário:Stephany Arizala Cobo
Supervisor no Exterior: Peter Jaeger
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Senckenberg Naturmuseum Frankfurt, Alemanha  
Vinculado à bolsa:17/17363-0 - Taxonomia e sistemática filogenética do gênero de aranhas neotropical Acanthoctenus Keyserling, 1877 (Acanthocteninae, Ctenidae, Araneae), BP.MS
Assunto(s):Sistemática   Filogenia   Aranhas   Inferência bayesiana

Resumo

O gênero Acanthoctenus, gênero tipo da subfamília Acanthocteninae (Araneae: Ctenidae), contém atualmente 10 espécies descritas com distribuição na região Neotropical. São aranhas de grande porte (entre 8 a 20 mm de comprimento total), de hábitos noturnos e que não produzem teias para a captura de presas. O gênero pode ser diagnosticado pela presença de uma escópula de pelos quimiossensíveis no dorso do palpo do macho e pela abertura de copulação alongada no epígino da fêmea. No entanto, devido aos seus hábitos noturnos e pelo fato de ter poucos estudos do gênero o conhecimento que temos sobre a morfologia, evolução e história natural ainda é incipiente. De acordo com algumas análises filogenéticas recentes o gênero Acanthoctenus parece não pertencer à família Ctenidae. O propósito do presente estudo é realizar uma análise filogenética baseado em evidência total (dados morfológicos e moleculares) para a determinação das relações filogenéticas de Acanthoctenus. O grupo externo será formado por representantes dos demais gêneros da subfamília (Nothroctenus e Viracucha), além de diversos gêneros das subfamílias que compõem a família Ctenidae e demais famílias do clado calamistro oval (Udubidae, Senoculidae, Zoropsidae, Oxyopidae, Pisauridae, Trachaleidae, Lycosidae, Psechridae e Thomisidae). (AU)