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As expressões do patriarcado na educação musical de crianças: análise de cancioneiro e atividades

Processo: 16/13428-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2017
Data de Término da vigência: 19 de setembro de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Margarete Arroyo
Beneficiário:Aldrey Cristine Alves
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Educação musical   Relações de gênero
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anos iniciais do ensino fundamental | Educação infantil | Educação musical de crianças | gênero | Patriarcado | Educação Musical

Resumo

Este trabalho pretende investigar o cancioneiro e as atividades da educação musical escolar brasileira, em publicações feitas entre 1940 e os dias atuais. A finalidade é problematizar as relações desiguais entre os gêneros em materiais didáticos dirigidos à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental. O termo patriarcado designa um sistema social que hierarquiza as relações entre masculino e feminino, privilegiando o primeiro. O fundamento bibliográfico surgirá de artigos e livros que teorizam os conceitos de gênero e patriarcado e a seleção de publicações cobrirá quatro fases marcantes da educação musical brasileira. A primeira fase corresponde ao período do movimento do Canto Orfeônico (décadas de 1930, 40 e 50); a segunda, aos anos da presença da disciplina Educação Musical nos anos 1960; a terceira fase, às décadas de 1970 a 90, quando a Educação Artística substitui a disciplina Educação Musical no currículo escolar; e a quarta, à implantação do componente curricular Arte, a partir de 1996. O critério de seleção do corpus de análise é a abrangência nacional das publicações. A metodologia é a da pesquisa bibliográfica e os dados analisados por meio dos procedimentos de análise de conteúdo. (AU)

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