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O processo de desenvolvimento das competências e habilidades no curso de engenharia aeronáutica

Processo: 17/02444-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 08 de maio de 2017
Data de Término da vigência: 08 de junho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Fernando Martini Catalano
Beneficiário:Andriela Francisco Ferreira
Supervisor: Leandro Dantas de Santana
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Twente (UT), Holanda  
Vinculado à bolsa:16/15314-9 - O processo de desenvolvimento das competências e habilidades no curso de Engenharia Aeronáutica, BP.IC
Assunto(s):Engenharia aeronáutica   Avaliação da aprendizagem   Métodos de ensino   Competências   Mercado de trabalho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação da aprendizagem | Competências e habilidades | Engenharia Aeronáutica | Ensino-aprendizagem | Engenharia Aeronáutica

Resumo

Este trabalho objetiva comparar o nível de desenvolvimento de competências e habilidades presente em egressos do curso de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC - USP) em relação às expectativas do mercado de trabalho e, posteriormente, propor alterações à estrutura do curso a partir de metodologias de ensino-aprendizagem e de avaliação distintas da tradicional. A taxonomia de competências e habilidades utilizada será a do CDIO (Conceive, Design, Implement, Operate), amparada por diretrizes curriculares e perfis de egressos da UNESCO, do MEC e da EESC. Como medidores de comparação serão aplicados questionários e entrevistas a egressos e seus responsáveis em empresas tipicamente interessadas neste profissional. As metodologias adequadas ao curso serão definidas a partir de estudos bibliográficos e estudo de campo em visitas a instituições que operem modelos de ensino-aprendizagem e avaliação inovadores. Ao analisar os resultados derivados dos questionários e das entrevistas por recurso estatístico e compará-los com as vantagens e desvantagens dos métodos estudados -como PBL (Problem Based Learning)e método de Keller -, espera-se como resultado uma proposta de melhoria ao curso. (AU)

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