Busca avançada
Ano de início
Entree

Laser de Er,Cr:YSGG e pasta de carbonato de cálcio como tratamentos de consultório da hipersensibilidade dentinária. estudo clínico duplo cego, longitudinal randomizado

Processo: 16/17143-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ana Cecília Corrêa Aranha
Beneficiário:Vinícius Maximiano Silva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia a laser de alta intensidade   Laser   Dentina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dentina | Dessensibilizante | hipersensibilidade dentinária | laser de alta potência | Laser

Resumo

O presente estudo tem como objetivo comparar clinicamente a efetividade dos seguintes tratamentos de consultório para hipersensibilidade dentinária (HD): Laser de Er,Cr:YSGG (0,5W, 20Hz, ponta Z6, 0%ar, 0% água), uma pasta profilática de uso em consultório Nupro Sensodyne (15% de fosfosilicato de sódio cálcio) e um grupo controle (placebo, no qual a aplicação de um produto será simulada), imediatamente, após uma e quatro semana(s) da aplicação através de um estudo clínico paralelo, randomizado, duplo cego, intervencional. Será realizada a avaliação dos pacientes através dos critérios de inclusão e exclusão. Os sujeitos que apresentarem ao menos um dente com valor acima de 4 na escala VAS (se mais de um dente sensível estiver presente, será utilizada a média dos valores VAS obtidos de cada lesão, por paciente) serão aleatoriamente alocados nos três grupos experimentais. Os tratamentos de consultório serão realizados de acordo com as instruções do fabricante por um pesquisador treinado, o qual será cego ao tratamento a ser administrado. A avaliação da HD será realizada 05 min após a aplicação dos tratamentos, por um pesquisador diferente e também cego ao tratamento aplicado, utilizando a mesma metodologia descrita anteriormente para a detecção do grau de sensibilidade inicial. Os voluntários serão chamados novamente para a determinação da HD após uma e quatro semana(s) dos tratamentos. Para todos os grupos, os dados obtidos em todos os tempos serão submetidos à análise estatística apropriada (±=0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAXIMIANO, VINICIUS; MACHADO, ALANA CRISTINA; YOSHIDA, MIRIAN LUMI; PANNUTI, CLAUDIO MENDES; SCARAMUCCI, TAIS; CORREA ARANHA, ANA CECILIA. Nd:YAG laser and calcium sodium phosphosilicate prophylaxis paste in the treatment of dentin hypersensitivity: a double-blind randomized clinical study. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 23, n. 8, p. 3331-3338, . (16/17143-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Vinícius Maximiano. Laser de Nd:YAG e pasta profilática de fosfosilicato de cálcio e sódio no tratamento da hipersensibilidade dentinária cervical: estudo clínico randomizado duplo-cego. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia (FO/SDO) São Paulo.