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Práticas intersetoriais de monitoramento do desenvolvimento infantil em uma região do estado de São Paulo

Processo: 16/25996-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2017
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Patrícia Carla de Souza Della Barba
Beneficiário:Thayla Caroline da Silva
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Infância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cuidado Integral | Desenvolvimento Infantil | desenvolvimento na primeira infância | Infancia | Intersetorialidade | Monitoramento do Desenvolvimento Infantil | Desenvolvimento Infantil

Resumo

O vigente estudo tem por objetivo identificar práticas intersetoriais de monitoramento do Desenvolvimento Infantil (DI) em saúde, educação e assistência social, baseado no modelo de construções de capacidades centrado na família, adotado em Portugal e está vinculado ao projeto de Della Barba, P.C.S "Monitoramento do DI à luz do modelo de construções de capacidades centrado na família", que pretende propor e analisar um sistema piloto de monitoramento do Desenvolvimento Infantil (SMDI). O presente estudo será realizado na região de São Carlos do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância (SPPI). As etapas do subprojeto são: 1. Identificar e selecionar indicadores de monitoramento e atenção intersetorial e integral ao DI; 2. Delinear o perfil dos seis municípios que compõem essa regional do PSPPI em relação ao potencial de suas equipes para atuar dentro dos princípios de intersetorialidade para o monitoramento do DI; 3. Identificar um dos municípios que reúna elementos para atuar em intersetorialidade e que se aproxime do modelo de construção de capacidades centrado na família; 4. Elaborar material didático direcionado aos municípios participantes contendo diretrizes que contemplem os requisitos para o desenvolvimento de ações intersetoriais e fatores facilitadores do Desenvolvimento Infantil. Espera-se contribuir com o processo de identificação das potencialidades e fragilidades dos municípios participantes do estudo maior nessas práticas e colaborar com o grupo na seleção do município alvo da intervenção. (AU)

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