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Mensuração de country brand equity: estratégias de gestão de Marca-País para o Brasil

Processo: 16/18247-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Janaina de Moura Engracia Giraldi
Beneficiário:Fabiana Gondim Mariutti
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:country brand equity | gestão de marca-país | imagem do Brasil | Mensuração | reputação de país | Valor de marca-país | Gestão de Marca-País

Resumo

Atualmente, a massiva competição entre países em busca do progresso da economia, da prosperidade nacional e dos negócios internacionais exige que cada país invista na sua reputação através da avaliação de seu valor enquanto marca. Na disciplina de marketing, a gestão da marca-país se faz necessária para construir, gerenciar, monitorar e mensurar este valor agregado de marca a partir de múltiplas dimensões e variáveis. Entretanto, há carência em estudos nacionais e internacionais sobre country brand equity (valor de marca-país), principalmente sobre o Brasil. Outra lacuna refere-se as escalas de mensuração do valor de marca-país se apresentarem insuficientes para uma investigação academicamente robusta. Neste contexto da literatura, este projeto de pesquisa nível pos-doc tem como objetivo adaptar teoricamente e metodologicamente escalas existentes, renomadas e validadas na área do conhecimento; adicionalmente, analisará o valor de marca-país referente a reputação do Brasil em uma década marcada por uma imensa visibilidade mundial e desenvolverá propostas de estratégias de country branding (gestão de marca-país) após a mensuração de country brand equity com intuito de aumentar o valor de marca-país e melhorar a reputação do Brasil no exterior. Quanto a metodologia proposta, duas fases sao necessárias - será adotada uma primeira abordagem qualitativa (entrevistas com especialistas internacionais), seguida de uma abordagem quantitativa (questionário autoaplicado), em que dimensões de marca-país assim como variáveis para a mensuração de marca-país serão fundamentalmente definidas e orientadas para o Brasil. Certamente, a contribuição desta pesquisa aprimorará o estado da arte, em termos empíricos e gerenciais, com uma sólida escala para mensuração do valor de marca-país e, também, com a posterior recomendação de estratégias na gestão de marca-país, com foco no Brasil. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FABIANA GONDIM MARIUTTI; JANAINA DE MOURA ENGRACIA GIRALDI. Country Brand Equity: The Role of Image and Reputation. BAR, Braz. Adm. Rev., v. 17, n. 3, . (16/18247-0)