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Estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação das atribuições de causalidade para alunos do ensino fundamental (EAVAT-EF) e suas implicações para o contexto escolar

Processo: 17/01370-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2017
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Acacia Aparecida Angeli dos Santos
Beneficiário:Adriana Satico Ferraz
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Campinas. Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/21441-6 - Ampliação das evidências de validade da escala de atribuições de causalidade em alunos do fundamental, BE.EP.MS
Assunto(s):Educação escolar básica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aspectos emocionais e afetivos | atribuições causais | avaliação psicoeducacional | Educação Básica | Metas de realização | motivacao para aprender | Validação de Instrumento

Resumo

As atribuições causais se referem a um construto motivacional que engloba o conjunto de emoções e afetos gerados no aluno em decorrência da interpretação de situações que envolvem o sucesso e o fracasso escolar. É composta por quatro fatores, a saber, a inteligência, o esforço, a dificuldade da tarefa e a sorte, os quais englobam três dimensões: locus, estabilidade e controlabilidade. Outro construto motivacional que tem sido bastante estudado no Brasil é o de motivação para aprender, na perspectiva das metas de realização, que alude à forma com que o aluno encara as atividades escolares e se comporta em sala de aula. Pode ser classificada como meta aprender (aluno engajado em adquirir novos conhecimentos), meta performance aproximação (aluno preocupado em tirar boas notas e se destacar em relação aos colegas de sala) e meta performance evitação (aluno acometido pelo medo de tirar notas baixas e parecer menos inteligente). Em razão da relevância em investigar esses construtos e da importância da elaboração de instrumentos com bons parâmetros psicométricos para a sua avaliação, o presente projeto objetivará a investigação de evidências de validade da Escala de Avaliação das Atribuições de Causalidade para Alunos do Ensino Fundamental (EAVAT-EF) pela comparação com medidas que avaliam construtos relacionados (metas de realização), utilizando-se a Escala de Avaliação da Motivação para a Aprendizagem (EMAPRE). Também se propõe a verificação de evidências de validade de critério da Escala de Avaliação das Atribuições de Causalidade para Alunos do Ensino Fundamental (EAVAT-EF) pela comparação dos escores dos alunos considerando-se as variáveis sexo e ano escolar. Estima-se uma amostra de 700 alunos do ensino fundamental I e II (3º ao 9° ano) de escolas públicas. Como mencionado, os instrumentos utilizados serão a Escala de Avaliação das Atribuições de Causalidade para Alunos do Ensino Fundamental (EAVAT-EF) e a Escala de Avaliação da Motivação para a Aprendizagem (EMAPRE). Para a sua execução serão adotados os procedimentos éticos em pesquisa com seres humanos conforme a Resolução CNS 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (Brasil, 2016). A análise dos dados será realizada por meio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) utilizando-se de provas estatísticas compatíveis à investigação de cada uma das evidências de validade propostas nos objetivos desse projeto. (AU)

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