Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre a força muscular e a constante da curvatura da relação torque-duração do exercício

Processo: 16/18017-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Camila Coelho Greco
Beneficiário:Natália de Menezes Bassan
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Fadiga   Fisiologia do exercício   Exercício físico   Força muscular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dinamômetro isocinético | Exercício | fadiga | Força Muscular | Neuromuscular | Treinamento | Fisiologia do Exercício

Resumo

O objetivo deste estudo será analisar a relação da quantidade de trabalho acima do torque crítico (W') e da força muscular. Participarão deste estudo indivíduos do gênero masculino, com idades entre 20 e 35 anos, que realizarão os seguintes procedimentos, em dias diferentes: 1) Familiarização ao dinamômetro isocinético; 2) Um teste de contrações isométricas máximas para determinação do pico de torque isométrico (PTI) e um teste de contrações isométricas intermitentes, no modo all-out, para determinação do W' dos músculos extensores de joelho (EJ); 3) Parte dos sujeitos realizará um programa de treinamento para a melhora da força muscular dos EJ, com 2 sessões semanais de treinamento, durante 3 semanas. Uma outra parte do grupo será o grupo controle, que não realizará o treinamento. Antes e após o período de treinamento, serão realizados os mesmos testes do item 2. Todos os testes serão realizados em dias diferentes para recuperação entre um teste e outro, no mesmo horário do dia (± 2 h) e em ordem randômica. Os dados obtidos serão expressos em média ± DP. A existência de normalidade dos dados será verificada através do teste de Shapiro-Wilk. A comparação dos valores de PTI e W' será realizada pelo teste t Student para dados pareados. As comparações do W' com o PTI entre os diferentes grupos serão realizadas pela Anova Two-way, com post-hoc de Bonferroni. A correlação entre o PTI e o W' será realizada por meio do teste de correlação de Pearson. O nível de significância adotado será de p d 0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERINOTTO ABDALLA, LEONARDO HENRIQUE; DENADAI, BENEDITO SERGIO; BASSAN, NATALIA MENEZES; GRECO, CAMILA COELHO. Exercise tolerance during muscle contractions below and above the critical torque in different muscle groups. APPLIED PHYSIOLOGY NUTRITION AND METABOLISM, v. 43, n. 2, p. 174-179, . (16/18017-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASSAN, Natália de Menezes. Relação entre a força muscular e a constante da curvatura da relação torque-duração do exercício. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.