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Com ou sem ut? Um estudo sincrônico e diacrônico das orações subordinadas justapostas em Latim Arcaico

Processo: 17/06554-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de março de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Clássicas
Pesquisador responsável:José Marcos Mariani de Macedo
Beneficiário:Alex Mazzanti Júnior
Supervisor: Wolfgang David Cirilo de Melo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Oxford, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:15/26060-5 - Com ou sem ut? Um estudo das orações subordinadas justapostas em Plauto, BP.MS
Assunto(s):Subordinação   Justaposição   Parataxe   Língua latina   Plauto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:justaposição | latim arcaico | parataxe | Plauto | Subjuntivo | subordinação | Língua Latina

Resumo

O objetivo desse projeto é ampliar a investigação já em curso no projeto principal do Brasil, usando os mesmos métodos, notadamente a recolha de exemplares da complementação com subjuntivo de facio e uolo, sua distribuição geral entre uso justaposto e o uso com ut, chamada aqui de análise quantitativa, e então uma análise qualitativa considerando o contexto morfossintático, registro e semântica. O corpus principal será ampliado para não somente Plauto (projeto principal), mas também Terêncio, o que engloba todos os textos linguisticamente relevantes do Latim Arcaico. Os resultados obtidos a partir de Terêncio serão comparados com aqueles de Plauto, oferecendo conclusões gerais sobre o Latim Arcaico. Depois disso, o mesmo método será aplicado a Epistolae ad Atticum de Cícero e seus resultados serão comparados com os do Latim Arcaico. Com este projeto, será possível oferecer tanto uma análise sincrônica dessa questão sintática no Latim Arcaico, quanto uma análise diacrônica baseada na comparação com alguns dados do Latim Clássico.

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