Busca avançada
Ano de início
Entree

Direito à arquitetura: inventário da produção de habitação de interesse social com a presença de assessorias técnicas

Processo: 17/01383-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 28 de março de 2019
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Serviços Urbanos e Regionais
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Erminia Terezinha Menon Maricato
Beneficiário:Lyzandra Machado Martins
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/15969-0 - As experiências das cooperativas de viviendas uruguayas, BE.EP.MS
Assunto(s):Política habitacional   Participação social   Política urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:assessoria técnica | habitação de interesse social | participação social | Política habitacional | Politica Urbana | Assessoria técnica em habitação de interesse social

Resumo

A produção de habitação da população de baixa renda, ou de interesse social, no Brasil, apresenta baixa qualidade arquitetônica, urbanística e de construção. Mesmo quando promovida pelo Estado, por meio de políticas públicas, incorporando a participação de arquitetos e engenheiros nos projetos e obras, raramente escapamos dessa evidência. Essa constatação pode ser feita também nos resultados do mais recente programa habitacional lançado pelo Governo Federal em 2009, o Minha Casa Minha Vida.Diante dessa crise de qualidade, as experiências de produção de moradia com a presença de assessorias técnicas - que tiveram lugar em várias cidades brasileiras a partir do final dos anos 80 - compõem um conjunto arquitetônico e urbanístico que se destaca pela qualidade. Adequação à topografia, inserção urbana, minimização dos impactos ambientais, preocupação com espaços coletivos, desempenho climático e durabilidade da construção são alguns dos critérios que permitem distinguir o produto resultante dessas experiências.Embora reconhecida por bibliografia especializada, como veremos adiante, essa produção ocupa posição negligenciada no quadro da arquitetura brasileira e é desconhecida, inclusive, entre alguns profissionais da área. Este projeto propõe a criação de um inventário que reúna projetos de habitação social produzidos pelas assessorias técnicas com a participação dos usuários, entre 1989-2014, no estado de São Paulo. A partir de pesquisas bibliográficas, levantamento em arquivos e entrevistas com assessorias técnicas, propõe-se construir um inventário com a finalidade de preservar e propagar a memória dessa forma de produção alternativa ao modelo padronizado predominante na política habitacional no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Lyzandra Machado. Direito à  arquitetura: inventário da produção das assessorias técnicas paulistas. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.