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Análise da percepção de autoconfiança dos professores com relação ao manejo inicial das intercorrências clínicas e traumáticas na escola: estudo quase experimental

Processo: 17/01819-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2017
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Pediátrica
Pesquisador responsável:Aline Cristiane Cavicchioli Okido
Beneficiário:Gabriela Heleno Chaves
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Saúde escolar   Primeiros socorros   Prevenção de acidentes   Autoconfiança   Professores   Capacitação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | Enfermagem Pediátrica | Primeiros Socorros | saúde escolar | enfermagem pediátrica

Resumo

A escola representa um espaço de relevante contribuição para a implementação de ações de prevenção dos acidentes bem como para a prestação de adequado atendimento em casos de intercorrências clínicas ou traumáticas. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção da autoconfiança dos professores com relação ao manejo inicial das intercorrências clínicas e traumáticas na escola, antes e após intervenção educativa mediada pela simulação. Trata-se de um estudo quase experimental, do tipo pré e pós-teste que será realizado nas escolas de ensino infantil e fundamental 1 de um município do interior do Estado de São Paulo. A produção do material empírico ocorrerá em três etapas, as quais são: pré-teste (aplicação do Instrumento de caracterização dos participantes e da Escala de percepção da autoconfiança dos professores para atuarem em situações de intercorrências clínicas ou traumáticas na escola), implementação da intervenção educativa mediada pela simulação e pós teste (reaplicação da Escala de percepção da autoconfiança dos professores para atuarem em situações de intercorrências clínicas ou traumáticas na escola). A atividade educativa será composta por quatro cenários simulados que têm como objetivos proporcionar o aprendizado do manejo inicial das seguintes intercorrências: obstrução das vias áreas por corpo estranho/engasgo, queda com corte/ sangramento, crise convulsiva e parada cardio respiratória (PCR). Espera-se com os resultados desse estudo fortalecer as ações educativas aos professores a fim de garantir os primeiros socorros até a chegada do serviço móvel de urgência. (AU)

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