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Estabelecimento do núcleo curricular de Embriologia básica no curso de graduação em Medicina

Processo: 17/05234-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2017
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Luís Antônio Violin Dias Pereira
Beneficiário:Ana Clara Gonçalves Rebellato
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Embriologia humana   Tecnologia educacional   Educação médica   Educação de graduação em medicina   Currículo de ensino médio   Currículos e programas   Técnica Delphi
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curriculum | Educação Médica | Embriologia Humana | Tecnologia Educacional | Embriologia humana básica

Resumo

Partindo-se do cenário internacional no qual o ensino médico enfrenta o desafio de definir os currículos (conteúdos) essenciais - pois o conhecimento teórico aumenta em ritmo acelerado, enquanto a carga horária individual de cada área é reduzida - este projeto de pesquisa tem como objetivo definir, de forma colaborativa, o currículo essencial de embriologia humana básica para o curso de graduação em medicina. A abordagem irá incorporar dados quantitativos obtidos a partir de formulários eletrônicos enviados a especialistas de diferentes instituições de ensino de medicina, usando o método de Delphi modificado, com base na obtenção de consenso, a fim de detectar conteúdos relevantes de embriologia humana básica para serem incluídos ou revisados no núcleo curricular atualmente proposto. O projeto dará continuidade a linha de pesquisa "Desenvolvimento e Avaliação de Materiais e Métodos para o Ensino de Embriologia" e contará com duas fases. Na primeira, um grupo de especialistas será convidado a compor um painel de Delphi. A busca por consenso do currículo essencial de embriologia humana básica se iniciará com o preenchimento de formulário eletrônico contendo um levantamento de todos os tópicos de conteúdo abordados em livros de referência na área de embriologia humana, a fim de classificar a relevância dos tópicos de conteúdo levantados em: "essenciais", "muito importantes", "moderadamente importantes", "pouco importantes" ou "nada importantes". Os dados serão transcritos de forma a detectar tópicos de conteúdos que sejam pertinentes ao aprendizado e aplicação clínica da embriologia humana básica. Na segunda fase do estudo, após a definição do núcleo curricular essencial em embriologia humana básica, os especialistas serão convidados a avaliar e aprovar o documento resultante através de um formulário de validação. A base de dados contendo a listagem de tópicos de conteúdos retirada de livros de referência na área de embriologia humana e o documento final do núcleo curricular de embriologia humana básica serão submetidos à publicação em periódico especializado. Com esta investigação, espera-se identificar lacunas no currículo atual, de modo a beneficiar o ensino médico e enfatizar uma abordagem multidisciplinar, ética e humanística dos conteúdos de embriologia humana básica, de modo que essa seleção permita uma formação médica mais coerente com as diretrizes curriculares do curso de graduação em medicina. (AU)

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