Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da Insuficiência Renal Aguda no desenvolvimento e progressão da periodontite apical

Processo: 16/23365-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2017
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luciano Tavares Angelo Cintra
Beneficiário:Carolina de Barros Morais Cardoso
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Inflamação   Lesão renal aguda
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inflamação | Insuficiencia renal aguda | Periodontite apical | Endodontia

Resumo

O objetivo deste trabalho será verificar a influência da Insuficiência Renal Aguda (IRA) no desenvolvimento e progressão da periodontite apical (PA) em Ratos Wistar. Para isso, quarenta ratos serão divididos em 4 grupos (n=10): Grupo C - ratos controle; Grupo IRA - ratos portadores de IRA; Grupo PA - ratos portadores de PA; Grupo IRA+PA - ratos portadores de IRA e PA. A IRA será induzida por meio de umaaplicações diária de Gentamicina (100 mg/Kg/dia) durante 10 dias, por via subcutânea. A PA será induzida por meio de exposição pulpar dos primeiros e segundos molares superiores e inferiores do lado direito. Aos 15 e 30 dias após a indução da PA, serão coletados a urina, para determinação dos níveis de creatinina, albumina, densidade urinária e urinálise; o sangue, para análise do hemograma, dos níveis de creatinina, proteína sérica e uréia; em seguida os animais serão mortos, os rins serão coletados para análise histológica e as maxilas serão removidas e processadas para análise histomorfométrica e imunohistoquimica para IL-6, IL-17, IL-23 e TNF-±. Os resultados obtidos serão analisados e comparados por testes estatísticos específicos para cada caso com nível de significância de 5% (p<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARDOSO, Carolina de Barros Morais. Influência da insuficiência renal aguda na severidade da periodontite apical. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.