Busca avançada
Ano de início
Entree

Como aprender latim, o que ler em latim e como escrever em latim: estudo e tradução dos três primeiros discursos inaugurais de Jacopo Facciolati

Processo: 17/06223-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2017
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2019
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:Pablo Schwartz Frydman
Beneficiário:Felipe Augusto Neves Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura neolatina   Filologia   Humanismo   Latim clássico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de latim | Filologia | Humanismo | Jacopo Facciolati | Literatura Neolatina | Literatura Neolatina

Resumo

Com este projeto, visamos a um estudo do tratamento que a língua e a literatura latinas continuaram a receber até os séculos XVII e XVIII, sob a mesma luz que renascerá mais de trezentos anos antes, no sentido de uma verdadeira revalorização dos estudos clássicos e uma importante qualificação dos estudiosos e, por consequência, dos métodos e das pesquisas. Desse ponto de vista, pareceu-nos conveniente fazer um recorte mais preciso e, voltando-nos para uma das regiões de maior importância da Europa daqueles tempos, concentrar nossa atenção no religioso e erudito italiano Jacopo Facciolati (1682-1769), que havia completado seus estudos e fomentado os de muitos jovens em meio aos professores e aos livros do Seminário de Pádua. Com esse intuito, portanto, pretendemos analisar, traduzir e comentar os discursos inaugurais daquele estudioso, proferidos nos anos de 1711, 1712 e 1713, respectivamente e reunidos, pela primeira vez, em publicação de 1725 diante tanto das pessoas mais cultas e influentes do norte da Itália como dos jovens talentos promissores que ali se reuniam para o início de um novo ano acadêmico. Trata-se das orationes ad Grammaticam, ad Humanitatem e ad Rhetoricam, com as quais Facciolati buscou, por um lado, defender a importância e a relevância de se aprender latim com perfeição e, por outro lado, pensar nas formas mais simples e ao mesmo tempo mais eficientes para esse objetivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)