Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade de invertebrados associados aos tubos de Ceriantharia (Cnidaria; Anthozoa)

Processo: 17/07870-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 16 de agosto de 2017
Vigência (Término): 13 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Sérgio Nascimento Stampar
Beneficiário:Hellen Ceriello
Supervisor no Exterior: Torkild Bakken
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Local de pesquisa : Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Noruega  
Vinculado à bolsa:16/00689-7 - Relações interespecíficas: diversidade, métodos de ancoragem e hábitos alimentares associados aos tubos de espécies de Ceriantharia (Cnidaria; Anthozoa), BP.MS
Assunto(s):Invertebrados marinhos   Ceriantharia

Resumo

Ceriantharia, um grupo do filo Cnidaria, é representado por membros geralmente conhecidos como ceriantários ou anêmonas-de-tubo. Habitam solos marinhos macios onde seus corpos são alojados em tubos (secretados por eles mesmos através de um tipo especial de cnida) enterrados em meio a sedimentos. Geralmente, a bioincrustação de invertebrados marinhos é observada em estruturas rígidas enquanto o uso de estruturas macias não é inteiramente compreendido. A composição do tubo de Ceriantharia é essencialmente uma sobreposição de filamentos de pticocisto combinada com um muco aderente e, ocasionalmente, alguns sedimentos. Desta forma, o tubo de Ceriantharia não é uma opção adequada para o estabelecimento de invertebrados marinhos devido à sua textura filamentosa / macia. No entanto, muitas espécies vivem nestes tubos e por isso estas espécies foram obrigadas a desenvolver estruturas especiais para ancoragem. Por meio deste estudo, será possível identificar os invertebrados marinhos associados aos tubos de Ceriantharia e a forma como essas associações ocorreram.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CERIELLO, HELLEN; LOPES, CELINE S. S.; DIAS, GUSTAVO MUNIZ; STAMPAR, SERGIO N. A different manner to share a house: is a colonial species possible in Ceriantharia (Cnidaria; Anthozoa)?. MARINE BIODIVERSITY, v. 49, n. 4, p. 2017-2020, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.