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A melancolia em 'A Pilgrimes Solace' de John Dowland: aspectos filosóficos, poéticos e retórico-musicais

Processo: 17/07019-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 25 de setembro de 2017
Data de Término da vigência: 21 de março de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Monica Isabel Lucas
Beneficiário:Juliana Lima Vasques
Supervisor: Kirsten Vanessa Gibson
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Newcastle University, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:16/01850-6 - Melancolia em A Pilgrimes Solace de John Dowland: aspectos filosóficos, poéticos e retórico-musicais, BP.MS
Assunto(s):Musicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:A Pilgrimes Solace | artista melancólico | John Dowland | melancolia e neoplatonismo | melancolia religiosa | música elisabetana | musicologia

Resumo

A pesquisa principal visa analisar, através da perspectiva retórico-musical, A Pilgrimes Solace (1612) de John Dowland, almejando a compreensão da melancolia religiosa elisabetana e suas representações retóricas nos textos da peça.Sendo assim, para o presente projeto a ser desenvolvido na Universidade de Newacastle (Inglaterra) juntamente com a Profa. Dra. Kirsten Gibson foca nos pontos do capítulo dois da pesquisa principal. Este capítulo trata especificamente sobre os textos das seis canções escolhidas de A Pilgrimes Solace no que se diz respeito à compreensão do contexto no qual eles foram escritos, à análise retórica textual e a ligação destes poemas com a melancolia religiosa de Bright e Perkins (autores já trabalhados no primeiro capítulo). Entre outros pontos paralelos, constam o entendimento das leituras das partituras antigas de Dowland e a compreensão de textos antigos em inglês elisabetanos. Para isto, a abordagem musicológica deste trabalho continua sendo a da pesquisa inicial que é aquela proposta por Vicent Duckles, Joseph Kerman e Jean Nattiez, sugerindo, assim, uma inter-relação entre aspectos históricos, filosóficos e retórico-musicais. Desta maneira, a conexão entre essas áreas e os resultados obtidos com os pontos trabalhados com a Profa. Gibson serão utilizados para a análise da obra escolhida, podendo contribuir para um aprofundamento investigativo sobre este estudo. Os principais autores utilizados neste projeto são, portanto, Timothy Bright, Henry Peacham, William Perkins, Kirsten Gibson e Paul Oscar Kristeller. (AU)

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