Busca avançada
Ano de início
Entree

Ultrafinas e nanofibras a partir de soluções de acetato de celulose: aplicação em células solares

Processo: 17/13500-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 28 de agosto de 2017
Vigência (Término): 27 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Elisabete Frollini
Beneficiário:Joice Jaqueline Kaschuk
Supervisor no Exterior: Orlando Jose Rojas Gaona
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Aalto University, Finlândia  
Vinculado à bolsa:15/05240-5 - Fibras lignocelulósicas: fonte de materiais e de açúcares fermentescíveis, BP.DR
Assunto(s):Polímeros naturais   Acetato de celulose   Células solares   Geração de energia elétrica   Produção mais limpa

Resumo

Células solares são uma importante alternativa para a geração de energia elétrica limpa e sustentável. O acetato de celulose é um derivado da celulose que apresente entre outras características, estabilidade, superfície rica em grupos funcionais, baixo custo, uniformidade e possibilidade de produção de dispositivos flexíveis, conformáveis e finos. No presente projeto, pretende-se utilizar o acetato de celulose, combinado ou não com celulose nanocristalina (CNC). Para obtenção de componentes de célula solar a partir da técnica de electrospinning. As propriedades fotovoltaicas, podem ser conferidas utilizando nanopartículas que tenham facilidade de transferência de elétrons e que sejam transparentes. Pretende-se usar óxido de zinco (ZnO) no presente projeto. Neste contexto, biobased materials serão obtidos a partir de acetado de celulose, celulose nanocristalina e ZnO, e suas propriedades fotovoltaicas serão avaliadas. Esta proposta se insere no projeto de doutorado da aluna que concorre a presente bolsa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KASCHUK, JOICE JAQUELINE; MIETTUNEN, KATI; BORGHEI, MARYAM; FROLLINI, ELISABETE; ROJAS, ORLANDO J. Electrolyte membranes based on ultrafine fibers of acetylated cellulose for improved and long-lasting dye-sensitized solar cells. Cellulose, v. 26, n. 10, p. 6151-6163, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.