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Leitura de mapa de fluxo direcionado de veículos na via para planejamento de rota

Processo: 17/10613-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geodésia
Pesquisador responsável:Edmur Azevedo Pugliesi
Beneficiário:Samira Neves Pedrosa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Mobilidade urbana   Mapas   Mapas cognitivos   Mapeamento geográfico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação de mapa | mapa cognitivo | mapa de fluxo | Planejamento de rota | Projeto Cartográfico | variáveis estáticas e de animação | Cartografia

Resumo

Um mapa de fluxo apresenta movimento linear entre dois ou mais locais. Com o aumento do número de veículos nas vias, a utilização de mapas de fluxo é cada vez mais recorrente. Dentre as vantagens destacam-se economia e mobilidade. Há alguns anos atrás era difícil representar o fluxo direcionado de veículos na via com um número representativo de símbolos lineares, por causa das limitações técnicas. Recentemente, representações estáticas e animadas têm sido utilizadas pela indústria para apresentar o fluxo direcionado de veículos na via. Entretanto, pesquisadores da área de ergonomia e fatores humanos afirmam que a animação deveria ser usada somente para atrair a atenção ou para transmitir um processo. O objetivo deste projeto de pesquisa é projetar mapas de fluxo direcionado de veículos nas vias, estáticos e dinâmicos, e avaliar o desempenho da comunicação cartográfica no contexto de uso dos mapas. As etapas previstas para a realização deste trabalho de pesquisa são: revisão de literatura; concepção dos projetos gráficos; preparação de documentos para experimentação; seleção dos participantes; configuração do ambiente de teste; experimentação; extração e organização dos dados; análise dos resultados. Pretende-se identificar se a animação combinada à estática é superior aos símbolos estáticos na comunicação cartográfica sobre a intensidade do fluxo e a direção de fluxo de veículos na via. (AU)

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