Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmicas de Apoio ao Processo de Projeto Arquitetônico

Processo: 17/05699-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Cibele Haddad Taralli
Beneficiário:Marcella Savioli Deliberador
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Jogos   Metodologia de projeto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dinâmicas de apoio | Jogos | Metodologia de projeto | processo de projeto arquitetônico | Metodologia de Projeto

Resumo

Refletir sobre melhorias da qualidade da arquitetura implica em estudos que aprofundem as questões relacionadas ao processo de projetar e seus métodos. Muitas foram as mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas, não sendo diferente na área da arquitetura. Os projetos tornaram-se cada vez mais complexos, em função das novas exigências, como por exemplo questões ambientais, técnicas, entre outras justificando a necessidade de atualização dos métodos existentes em razão das novas demandas surgidas. Nesse sentido, novas ferramentas de apoio se mostram importantes nas mais diversas etapas do processo de projeto, dando atenção as questões da cognição, da criatividade, da colaboração, da organização da informação e da produtividade e gestão das etapas, com o objetivo de melhorar a qualidade do produto final. A literatura demonstra uma grande variedade de dinâmicas e ou ferramentas de apoio que pretendem apoiar o processo, ainda dispersas e pouco exploradas. Desse modo, esse projeto de pesquisa tem por objetivo levantar na literatura nacional e internacional as dinâmicas e jogos existentes para apoiar às diversas etapas do processo de projeto arquitetônico. A metodologia será implantada através de levantamentos sistemáticos do estado da arte nessa área, com a posterior categorização das dinâmicas encontradas, de acordo com a sua função no processo de projeto. O uso dessas ferramentas deverá ser aplicado tanto em ambiente profissional como no ambiente de ensino. A análise dessas aplicações se concentrará na produtividade do processo de projeto, assim como na quantidade e qualidade de questões relacionadas com o suporte ao processo cognitivo do processo de projeto arquitetônico. O conhecimento obtido será disseminado para que as comunidades profissionais e acadêmicas tenham essas ferramentas disponíveis, contribuindo com a área de metodologia de projetos, dada a sua crescente importância e sua possibilidade de influenciar a qualidade dos projetos construídos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELLA SAVIOLI DELIBERADOR; DORIS CATHARINE CORNELIE KNATZ KOWALTOWSKI. Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo. Ambient. constr., v. 18, n. 2, p. 273-288, . (13/00993-0, 17/05699-3)
MARCELLA SAVIOLI DELIVERADOR; CIBELE HADDAD TARALLI; GIOVANNA PERES. Criatividade e processo de projeto escolar: jogo de tabuleiro como ferramenta de apoio. Ambient. constr., v. 20, n. 3, p. 87-107, . (17/05699-3, 18/12647-2)