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Contribuições da psicologia para a compreensão da evasão escolar no ensino médio

Processo: 16/23002-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Vera Lucia Trevisan de Souza
Beneficiário:Elora Travaini Grecco
Instituição Sede: Centro de Ciências da Vida. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino médio   Evasão escolar   Psicologia educacional   Campinas (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Médio | Evasão | Psicologia Escolar e Educacional | Psicologia Histórico-Cultural | Psicologia escolar e educacional

Resumo

Esta pesquisa compõe o conjunto de investigações do grupo de pesquisa "Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas" - PROSPED, da linha intervenções psicológicas e processos de desenvolvimento humano, do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC-Campinas. Vincula-se ao projeto-mãe do grupo, intitulado "A Psicologia Escolar no enfrentamento da indiferença na escola: práticas interventivas mediadas pela arte". Adota como referencial teórico-metodológico os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os de Vigotski e seus leitores. Este estudo objetiva identificar o índice de evasão de alunos do 1º ano do Ensino Médio dos períodos diurno e noturno e analisar a percepção de gestores e professores acerca das razões da evasão. Farão parte da pesquisa diretores, coordenadores pedagógicos e professores do ensino médio de uma escola pública estadual localizada na periferia de Campinas, SP. Como fontes de informação serão acessados os registros da escola sobre matrículas e desistências, observações das salas de aula e das reuniões de professores registradas em diário de campo, entrevistas semiestruturadas com os gestores e professores, e encontros reflexivos com os gestores e professores. Espera-se, como resultado, contribuir para a elaboração de ações que contribuam para a diminuição da evasão, sobretudo no período noturno, e a construção de propostas de atuação do psicólogo escolar voltadas ao Ensino Médio. (AU)

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