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Desenvolvimento e integração de um sistema de servidor web baseado em smartphones com arquitetura de nuvem para um robô educacional

Processo: 17/20702-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 27 de dezembro de 2017
Data de Término da vigência: 26 de abril de 2018
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Rafael Vidal Aroca
Beneficiário:Victor Luis Pires Kusumota
Supervisor: Felipe Nascimento Martins
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Hanze University of Applied Sciences, Assen, Holanda  
Vinculado à bolsa:16/01644-7 - Desenvolvimento de um robô educacional baseado em smartphones com arquitetura de nuvem e avaliação de seu desempenho, BP.IC
Assunto(s):Robótica   Smartphone   Robótica educacional   Ensino de engenharia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Android | Ensino de engenharia | Robótica | Robótica educacional | Servidor web | Smartphone | Robótica

Resumo

A proposta deste projeto é desenvolver e integrar um sistema Webserver em um robô educacional, o Cozmo. Cozmo é um robô da vida real, com uma tecnologia poderosa e uma personalidade, projetado para interagir com pessoas jogando jogos, emitindo sons, expressando emoções em uma tela LCD e muitas outras funções pré-programáveis. Além disso, o Cozmo possui um sistema de Inteligência Artificial que permite ao robô aprender novas funções. O projeto proposto utilizará o Sistema Operacional Android como servidor web para controlar o robô Cozmo a partir de um navegador da Web em um computador, podendo assim dar comandos ao robô. Novas funções serão dadas ao robô Cozmo: Utilizar a câmera VGA de 30 fps do robô para reconhecer objetos, rostos e emoções, e criar novos jogos interativos. Para testar e avaliar o sistema proposto, algumas aplicações estão planejadas. A principal aplicação planejada é o uso do sistema para interagir com uma pessoa utilizando jogos interativos que inclui comunicação de voz e reconhecimento de objetos para decidir o que fazer durante os jogos. Além disso, a empresa brasileira de robótica educacional PETE já manifestou interesse neste projeto. Uma carta de interesse foi escrita e será anexada na submissão deste projeto. (AU)

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