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O Palácio Itamaraty: sínteses (e tensões) das artes em Brasília

Processo: 17/10957-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Ana Lucia Duarte Lanna
Beneficiário:Leandro Leão Alves
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura moderna   Artes   Arte moderna   Identidade nacional   Arquitetos   Brasília (DF)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquitetura moderna | arte moderna | Brasília | Oscar Niemeyer | Palácio Itamaraty | Síntese das artes | História e Crítica da Arquitetura

Resumo

A construção de Brasília aponta para questões de formações da identidade nacional moderna brasileira, sobretudo nas áreas da arte e da arquitetura. Esta pesquisa parte da formulação da nova capital em uma perspectiva ampliada: além da sua implantação urbana e edificada, há também o projeto de nação então pretendido. A relação entre arte e arquitetura, a chamada síntese das artes, será uma das características da arquitetura moderna brasileira, como elemento de projeto -materializado em paineis, murais e esculturas -, mas também como forma de legitimação da arquitetura nacional, em um campo ampliado até mesmo internacionalmente. É predominante uma ideia de integração entre esses campos a partir de uma raiz homogênea, não apenas estética, discursiva e poética, mas como parte de um mesmo circuito profissional.É em contraposição a essa pretendida síntese das artes ancorada em uma raiz homogênea que surge o objeto desta pequisa, o Palácio Itamaraty, em Brasília, compreendendo edifício, jardins e obras de arte. As obras de integração arquitetônica na atual sede do Ministério das Relações Exteriores representam, nesse contexto, um conjunto interessante e singular. Concebidas em um intervalo de anos praticamente idêntico (1965-1969), provêm de artistas de diferentes gerações e relacionados a grupos distintos, tais como, por exemplo: Bruno Giorgi, Mary Vieira, Franz Weissmann, Roberto Burle Marx, Alfredo Volpi, Athos Bulcão e Sérgio Camargo. Será a partir desse objeto que esta pesquisa debaterá a síntese das artes - em suas tensões, seus conflitos de discurso e suas disputas profissionais - e as relações distintas com as vanguardas europeias, questionando assim a ideia quase hegemônica de um moderno brasileiro único, além da fronteira entre a síntese das artes e a formulação do espaço museográfico moderno. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Leandro Leão. Arte, arquitetura e Estado: o Palácio Itamaraty em Brasília, 1959-70. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.